O técnico José Mourinho é um dos mais vitoriosos do futebol mundial. Com 26 troféus conquistados, é o 7º treinador com mais títulos na história. Ele pode garantir mais um nesta quarta-feira (31), quando a sua Roma enfrentar o Sevilla, pela final da Europa League. Mas o português se mostra sentido por não poder ter conquistado nada no Tottenham.
Ele ficou 17 meses à frente dos Spurs, entre novembro de 2019 a abril de 2021. Teve 59% de aproveitamento e levou o time de Londres à final da Copa da Liga Inglesa, mas foi demitido antes da decisão. O treinador leva mágoas desse momento até hoje.
Na entrevista coletiva antes da final da Europa League, ele elogiou a direção italiana por ter confiado no trabalho, que garantiu um título de Conference League na temporada passada. “Eles não me demitiram antes da final“, disse em risos irônicos.
Roma, Mourinho e Tottenham
O português esteve perto de fazer com que os Spurs vencessem um título pela primeira vez desde 2008, quando foram campeões justamente da Copa da Liga. Ele foi demitido na semana da final e viu o Manchester City derrotar os londrinos por 1 a 0.
Ainda assim, o bicampeão da Champions League não absorveu tão bem a decisão da direção, comandada por Daniel Levy. Antes da sua segunda final com o clube da capital italiana, ele voltou a “cutucar” o ex-clube.
— A Roma não me demitiu antes da final (da Conference League, na temporada passada) em Tirana. E no Tottenham, eles me demitiram antes da final em Wembley – disse o técnico
Ele agradeceu a equipe atual por confiar no trabalho ter lhe dado a oportunidade de levantar um troféu no ano passado – oportunidade que pode se repetir na atual temporada.
Desde que assumiu o Porto, em 2002, foi nos Spurs o único momento da sua carreira em que ele não venceu um troféu. O momento que antecedia a final na equipe não era o melhor: apenas dois pontos conquistados em três jogos de Premier League, além de ser eliminado da Europa League para o Dinamo de Zagreb no mês anterior.
O português classificou os italianos para a Europa League da atual temporada como campeã da Conference no ano passado. A briga no Campeonato Italiano já não garante mais uma Champions League e há disputa por uma vaga na Europa League ou na Conference, faltando uma rodada. Entretanto, caso vença a final desta quarta, o português pode levar os romanistas de volta à maior competição de clubes do mundo.