José Mourinho, atual técnico do turco Fenerbahçe, revelou que teve a chance de assumir duas grandes seleções e recusou ambas as oportunidades.
A temporada era 2007/08. O treinador português havia acabado de deixar o Chelsea após pouco mais de três temporadas no clube quando recebeu a primeira proposta.
Mourinho explica motivo para recusar seleções
Mourinho admitiu que foi particularmente difícil recusar esta oferta em especial, isso porque era para comandar a seleção de Portugal. No entanto, optou por negar a proposta.
A segunda foi pouco depois, e era para assumir a Inglaterra.
— Eu tinha ali na mesa (a oferta). Eu não assinei porque o trabalho em uma seleção não é algo que eu gostaria —, afirmou ele em programa do Rio Ferdinand no YouTube.
A vaga de treinador do “English Team” na ocasião ficou com o italiano Fabio Capello. O técnico tinha como principal missão garantir a ida da seleção inglesa à Copa do Mundo de 2010, que ocorreu na África do Sul.
Capello teve êxito neste projeto, mas a Inglaterra de Frank Lampard, Ashley Cole, Gerrard, Rooney e companhia acabou eliminada da competição ao perder para a Alemanha por 4 a 1 nas oitavas de final.
#OnThisDay in 2010, Germany outclassed England at the World Cup 🇩🇪 pic.twitter.com/M7sJFvbtni
— B/R Football (@brfootball) June 27, 2017
Mourinho já havia falado sobre como a intervenção de sua esposa foi importante para que ele não aceitasse o cargo, “e ela estava certa”, conforme relatou o português em entrevista ao “The Guardian” em 2014.
— Foi a decisão certa. Eu não posso esperar dois anos para uma grande competição. Não posso passar dois anos jogando contra Cazaquistão e San Marino. Não era o trabalho para mim antes e não é agora. Talvez em 15 anos —, disse ele na época.
Depois do Chelsea, Mourinho acertou com a Inter de Milão, onde ficou de 2008 a 2010 e conquistou dois títulos do Campeonato Italiano, um da Champions League, um da Supercopa da Itália e um da Copa da Itália.
O português fechou com o Real Madrid na temporada seguinte, e voltou ao futebol inglês em 2013 para comandar novamente os Blues. Passou ainda por Manchester United, Tottenham e Roma antes de desembarcar na Turquia.
Mourinho chegou a ser especulado na Inglaterra após a saída de Gareth Southgate em julho deste ano, mas a Federação Inglesa de Futebol (FA) definiu Thomas Tuchel para o cargo.