‘Mourinho era brutal, expulsava auxiliares e me mandava ir para a cama’

5 minutos de leitura

O técnico José Mourinho é um dos grandes nomes da história do Chelsea, levando o clube a títulos da Premier League, FA Cup e Copa da Liga. Mas também ficou conhecido pela sua personalidade forte.

O ex-zagueiro dos Blues Robert Ruth, posteriormente campeão inglês com o Leicester, contou detalhes sobre o tempo de Mourinho no Stamford Bridge e revelou que o lusitano era “brutal” em sua abordagem — chegando até a fiscalizar a hora de sono dos jogadores durante passeios com suas esposas.

Mourinho carrasco no Chelsea

Em entrevista à rádio inglesa “talkSPORT”, o alemão de 40 anos foi perguntado qual dos seus antigos treinadores era o mais irritado. E respondeu seu titubear:

— José (Mourinho), ele era rígido não apenas com os jogadores, mas também para sua própria equipe técnica. Quando não estava à altura do seu nível de preparação para o treinamento e outras coisas, ele era brutal.

José Mourinho Chelsea
José Mourinho em sua segunda passagem no Chelsea (Foto: Icon Sport)

Segundo o ex-zagueiro, o português chegava a expulsar seus auxiliares da sessão de treinamento se cometessem erros. “Ele os xingava e mandava para casa, como meninos na escola”.

— Ele mandava a equipe embora se eles não acertassem. Tipo, nós fazíamos um jogo de posse de bola e o trabalho de um de seus assistentes era lançar a bola e nós tínhamos que ajustar a posição no campo. Se não estava certo (ele expulsava o assistente).

Huth também lembra de como o treinador não tinha medo de ser inconveniente caso encontrasse algum de seus jogadores na rua. O zagueiro já chegou a ser abordado pelo português quando estava jantando com a sua esposa.

— Eu o encontrei algumas vezes quando saí. Ele chegava e falava: ‘Já está na hora de ir para a cama, Rob’ — contou o alemão.

Além da ‘chatice’… só elogios a Mourinho

O alemão, ainda jovem quando estava sob o comando do português, conquistou duas Premier Leagues e uma Copa da Liga durante seus dois anos no Chelsea, antes de ser vendido ao Middlesbrough.

Huth em ação pelo Chelsea
Huth em ação pelo Chelsea (Foto: Imago)

Além dos momentos de cobrança, Huth lembra do impacto que Mourinho teve quando chegou ao clube e reforça que foi o melhor com quem já trabalhou na carreira.

— Sim, José foi provavelmente o melhor que eu já tive porque ele simplesmente entrou e fizemos sessões que eu nunca tinha feito antes. Tudo era futebol, tudo era passe, tudo era movimento.

Ele entende que o que o lusitano fazia há 20 anos atrás agora é a norma, com as sessões de treino mais preparadas e focadas na bola. “Mas naquela época, todo mundo estava tipo: ‘Uau, isso é incrível’.

— Nos primeiros dez dias, você só corria. Depois, quando ele assumiu, se tornou “Não, vamos com a bola e começar a fazer exercícios. Ele era brutal, era duro. Obviamente, ele tinha seus treinadores fazendo algumas coisas, mas ele estava no controle — disse o alemão.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]