Jornal revela por que Kalvin Phillips, descartado por Guardiola, não foi emprestado ao Barcelona

4 minutos de leitura

Sem espaço no Manchester City e pouco utilizado por Pep Guardiola, Kalvin Phillips assinou com o West Ham na janela de inverno, mas ficou perto de outro destino.

O meio-campista quase assinou com o Barcelona, porém as negociações não avançaram. Agora, um jornal revela o motivo que impediu o acordo ser finalizado.

Phillips foi anunciado pelo West Ham no dia 26 de janeiro. O acordo é por empréstimo válido até o final da temporada e os Hammers irão arcar com o salário do jogador. Desde que chegou ao clube, o meio-campista disputou duas partidas, sendo uma como titular.

Phillips quase assinou com o Barcelona

Enquanto encaminhava a saída do Manchester City, Phillips demonstrou interesse em defender o Barcelona. O jornal “Sport” havia divulgado as informações que o meio-campista via como favorável o empréstimo ao clube catalão até o final da temporada.

No entanto, o negócio não rolou e o motivo foi revelado pelo mesmo Sport. A ideia do Barça era fechar com os Citizens um acordo de empréstimo gratuito, sendo necessário pagar apenas os salários do jogador. Os ingleses não estavam dispostos a aceitar o acordo, para evitar os mesmos problemas no caso do João Cancelo, que não tem uma cláusula com opção de compra.

Com o encerramento da janela de transferências de inverno se aproximando, Phillips optou por não avançar as negociações com o Barça. Além disso, o clube não conseguiu equilibrar a folha salarial o suficiente para registrar o inglês.

O City estava pedindo um valor de 8 milhões de libras para liberar o volante, além do repasse total do salário do jogador, que está na casa das 140 mil libras por semana.

Barcelona tentou utilizar lesão de Gavi e Balde para contratar Phillips

No dia 24 de janeiro, o Barcelona entrou em campo pela Copa Del Rey contra o Athletic Bilbao. Na partida, Alejandro Balde precisou deixar o gramado com problemas físicos.

Três dias depois da partida, Balde realizou exames e o clube confirmou a lesão no tendão da coxa, mas sem previsão de retorno. A tendência é que o defensor não atue mais na temporada.

Além de Balde, outro jogador que também está lesionado e fora da temporada é Gavi. O meio-campista rompeu o ligamento cruzado do joelho direito em novembro enquanto atuava pela Espanha.

A liga espanhola permite que um clube utilize 80% do valor do contrato de um jogador inativo por lesão para contratar outro atleta. Com as ausências de Gavi e Baldé, o Barça poderia ter uma brecha para contratar Phillips. Entretanto, o tempo jogou contra os culés.

O clube confirmou o problema do defensor apenas no dia 30 de janeiro, enquanto o inglês foi anunciado pelo West Ham no dia 26.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.