Erling Haaland chocou o mundo da bola na última terça-feira (14), ao marcar cinco gols na vitória do Manchester City diante do RB Leipzig, por 7 a 0, na Champions League. Para isso, o atacante sequer precisou de atuar os 90 minutos, já que foi substituído por Pep Guardiola aos 18 minutos do segundo tempo. A atitude do treinador gerou reclamações de torcedores, mas o espanhol justificou após a partida.
Se continuasse em campo, Haaland teria mais 30 minutos para chegar ao sexto tento e fazer história. O norueguês ficou a um gol de se isolar como maior artilheiro de uma única partida de Champions League. Com os cinco gols, ele se igualou a Lionel Messi e Luiz Adriano, que fizeram, respectivamente, cinco gols contra Bayer Leverkusen, em 2012, e Bate Borisov, em 2014.
Questionado sobre a troca por Julián Álvarez, Guardiola brincou na coletiva que a vida de Haaland poderia ficar muito chata caso ele atingisse o recorde já agora, apenas com 22 anos.
"His life will be boring if he achieves these records at 22!"
Pep Guardiola is keen to keep striker Erling Haaland on his toes 😅#BBCFootball #BBCEuroFooty pic.twitter.com/ZhBc3WXAYx
— BBC Sport (@BBCSport) March 15, 2023
Com Messi foi diferente
Guardiola era o técnico de Messi quando o argentino marcou cinco gols contra o Bayer Leverkusen. No entanto, diferentemente do que fez com Haaland, o espanhol deixou o camisa 10 jogar os 90 minutos pelo time catalão naquela partida. O treinador avaliou a mudança como uma forma de aproveitar o largo placar do City contra o Leipzig para rodar o elenco.
Haaland tritura recordes
Apesar de não ter batido o recorde de Messi e Luiz Adriano, Haaland já superou três marcas importantes na Champions League. Além disso, o camisa 9 do Manchester City tem 14 recordes que podem ser batidos nos próximos desafios dentro das quatro linhas.