Dois torcedores do Sheffield Wednesday debocharam da morte do torcedor símbolo do Sunderland, Bradley Lowery, durante o jogo entre as equipes na última sexta-feira (29), pela Championship, segunda divisão da Inglaterra. A partida acabou em 3 a 0 para os Black Cats.
Bradley era um torcedor do Sunderland que morreu em 2017, aos seis anos de idade, por conta de um neuroblastoma, um raro tipo de câncer. Na época, houve grande comoção do futebol inglês porque a criança se tornou um mascote do clube e frequentemente entrava em campo no colo de Jermaine Defoe, maior referência daquela equipe.
A Polícia de South Yorkshire iniciou as investigações ainda na sexta-feira e, no dia seguinte, identificou os dois principais suspeitos. São dois homens de 27 e 31 anos, que foram detidos e serão processados por ultraje à decência pública. Os dois estão sob custódia da polícia.
LUTO!
Torcedor símbolo do Sunderland, o pequeno Bradley Lowery faleceu há pouco em decorrência de um neuroblastoma, um raro tipo de câncer. pic.twitter.com/u5bOaysaUX
— PL Brasil (@plbrasil1) July 7, 2017
Gesto de solidariedade na Inglaterra
Mas a punição jurídica não foi o suficiente nem para a própria torcida do Wednesday. Revoltados com o comportamento dos homens, um grupo de torcedoras do clube (Sheffield Wednesday Women's Supporters' Group) fez uma vaquinha para doar à Bradley Lowery Foundation, uma instituição de caridade montada em memória ao garoto que ajuda crianças com câncer no Reino Unido.
Até a noite deste domingo (1), a vaquinha já tinha arrecadado mais de 10 mil libras (mais de R$ 60 mil).
— Sinceramente, estamos muito felizes. Somos muito gratos ao SWFC e a todos os fãs por mostrarem seu apoio. Sabemos que as opiniões de duas pessoas não são as da maioria e seremos eternamente gratos por este gesto, que será dado à nossa estrutura em Scarborough — disse a nota publicada pela fundação no X (antigo Twitter).