Dono de uma extensa carreira como técnico, Sven-Göran Eriksson faleceu nesta segunda-feira (26), aos 76 anos. O sueco estava com câncer terminal no pâncreas e recebeu, em janeiro deste ano, o diagnóstico de que só teria mais um ano de vida.
A informação da morte foi divulgada por Bo Gustavsson, ex-agente do treinador. Profissionalmente, Eriksson teve forte ligação com o futebol inglês e acumulou passagens por Manchester City, Leicester e seleção inglesa. Ele também era torcedor do Liverpool.
Sven-Göran Eriksson e o futebol inglês
O sueco viveu o esporte na Terra da Rainha de diferentes formas. Trabalhou na seleção inglesa em um dos períodos mais badalados da equipe nacional, comandou o Manchester City antes da fase endinheirada, treinou o Leicester City na Championship e era dono de um amor intenso pelo Liverpool como torcedor.
Eliminações dolorosas na Inglaterra e comando do ‘dream team’
Depois de grandes trabalhos em Sampadoria e Lazio, Eriksson chegou ao English Team com a missão de dar competitividade a um dos elencos mais promissores que a seleção já teve. Scholes, Gerrard, Lampard, Terry, Campbell, Beckham… esses eram alguns dos astros que o nórdico teve à disposição.
Ele desembarcou em Londres em 2001 e ficou até 2007. No período, foram 67 jogos, 40 vitórias, 17 empates e 10 derrotas. Apesar dos bons números, o treinador não conseguiu fazer a Inglaterra ser campeã e sofreu com eliminações doloridas na Copa do Mundo de 2002, para o Brasil, na Eurocopa de 2004 e na Copa do Mundo de 2007, ambas para Portugal.
Altos e baixos no Manchester City
Quando deixou a seleção inglesa, seu primeiro trabalho foi no Manchester City. A equipe do Etihad Stadium ainda não era a potência que é hoje e não tinha o grande investimento dos tempos atuais.
Foi uma passagem de altos e baixos. Ele era o técnico do time na goleada por 8 a 1 sofrido para o Middlesbrough, em 2008, mas se tornou o primeiro treinador do City a vencer os dois jogos da temporada contra o rival Manchester United desde 1970.
As partes encerraram o contrato com antecedência ao fim de 2007/08. Eriksson deixou os Citizens na nona posição da Premier League.
We would like to express our sincere condolences to the family and friends of Sven-Goran Eriksson, who has passed away at the age of 76.
Rest in peace, Sven. 🩵
— Manchester City (@ManCity) August 26, 2024
Passagem pelo Leicester na Championship
Depois de treinar a Costa do Marfim na Copa do Mundo de 2006, o técnico voltou à Inglaterra e assumiu o Leicester City. O time frequentava a segunda divisão sequer sonhava em sonhava em vencer a Premier League anos depois, como aconteceu em 2016.
A passagem de Eriksson pelos Foxes acabou sendo decepcionante, já que, em duas temporadas, a equipe sequer passou perto de retornar à elite do futebol inglês.
Sending our love to Sven-Göran Eriksson on his birthday 💙 pic.twitter.com/6kjetr2jlw
— Leicester City (@LCFC) February 5, 2024
O sonho de treinar Liverpool pelo menos por um dia
Sven-Göran se revelou um fanático torcedor do Liverpool. Em uma entrevista à “Sky Sports”, o sueco contou que acompanhava os Reds desde quando era criança por influência do seu pai. Seu sonho sempre foi trabalhar no clube de Anfield Road, o que nunca aconteceu.
— Meu pai ainda está vivo e continua sendo torcedor do Liverpool, e eu também sou torcedor do Liverpool, sempre fui. Então, sempre desejei ser o técnico do Liverpool, e isso não vai acontecer com certeza, mas continuo sendo um torcedor — disse à Sky News em janeiro.
Após tomar conhecimento da situação, o Liverpool decidiu realizar parte do sonho de Eriksson e o convidou para comandar o time de lendas em um amistoso contra o Ajax, no estádio de Anfield, em março desse ano. Foi um episódio comovente e emocionou nos últimos meses de vida do técnico.
Através das redes sociais, o clube de Merseyside prestou homenagens a Sven-Göran Eriksson por seu falecimento e desejou sentimentos a amigos e familiares.
Rest in peace, Sven-Göran Eriksson.
The thoughts of everyone at the club are with Sven’s family and friends at this extremely sad time. pic.twitter.com/vn5qkn5RWc
— Liverpool FC (@LFC) August 26, 2024