Lenda do Manchester United e do futebol inglês, Sir Bobby Charlton morre aos 86 anos

5 minutos de leitura

Um dos maiores jogadores da história do Manchester United e do futebol inglês, Sir Bobby Charlton faleceu namanhã deste sábado (21), aos 86 anos. A informação foi divulgada pela família do ex-jogador, que ainda não revelou a causa da morte.

Em dezembro de 2020, Bobby Charlton havia sido diagnosticado com demência. Seu irmão e também ex-atleta, Jack Charlton morreu em decorrência da mesma doença, em julho de 2020. No comunicado, a família da lenda do Manchester United ressaltou que ele estava cercado por parentes queridos e que a privacidade dos entes deve ser respeitada neste momento.

— É com grande tristeza que compartilhamos a notícia de que Sir Bobby faleceu nas primeiras horas da manhã de sábado. Ele estava cercado por sua família. Sua família gostaria de agradecer a todos que contribuíram para seu cuidado e às muitas pessoas que o amaram e apoiaram. Solicitamos que a privacidade da família seja respeitada neste momento–, destacou.

Eterna casa de Bobby Charlton, Manchester United declara luto oficial

Logo em seguida à divulgação do falecimento de Sir Bobby Charlton, o Manchester United usou suas redes sociais para lamentar o episódio. O clube vermelho destacou o legado deixado pela lenda dentro e fora de campo, e ressaltou o caráter histórico de sua carreira para o time e para o país.

–O Manchester United está de luto pelo falecimento de Sir Bobby Charlton, um dos maiores e mais queridos jogadores da história do nosso clube. Sir Bobby foi um herói para milhões de pessoas, não apenas em Manchester ou no Reino Unido, mas em todos os lugares onde o futebol é jogado em todo o mundo.Ele era admirado tanto por seu espírito esportivo e integridade quanto por suas excelentes qualidades como jogador de futebol. Sir Bobby sempre será lembrado como um gigante do jogo–, declarou o clube.

Bobby Charlton foi revelado pelas categorias de base do Manchester United e fez sua estreia 1956. Ele jogou pelo clube até 1973 e pôde ser campeão da Champions League de 1968, além de outras incríveis conquistas. A lenda é o segundo maior artilheiro da história dos Red Devils e o segundo com mais jogos pelo time.

Por muitos, ele é considerado o maior ídolo da história do clube, mas seu legado se expandiu para o país. Bobby Charlton era uma das estrelas da inédita e conquista da Copa do Mundo de 1966 pela Inglaterra. Sua brilhante trajetória pode ser conferida no texto “Charlton: o craque que driblou a morte”.

Gigantes do futebol rendem honras à lenda

Além do comunicado oficial, o Manchester United modificou as fotos de capa e perfil de suas contas nas redes sociais, como forma de respeito a Bobby Charlton. Ainda são esperadas novas homenagens na partida contra o Sheffield United, neste sábado (21), às 16h (de Brasília).

Outros clubes, entidades e lendas do futebol mundial também lamentaram a morte de Charlton. Entre os outros gigantes ingleses, Arsenal e Chelsea foram um dos primeiros a se manifestarem. Uefa e Premier League também prestaram homenagens ao eterno craque.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.