O Manchester City aguarda as sanções da Premier League, após o anúncio que está sendo investigado por supostas violações das regras financeiras da competição. Entre as possíveis punições, está a perda de títulos, com momentos icônicos do futebol inglês sendo apagados da história.
Na última segunda-feira (6), a Premier League divulgou a informação que abriu uma investigação contra o Manchester City. A organização alega que os Citizens contam com pelo menos 100 violações do fair play financeiro.
Momentos icônicos do Manchester City podem ser apagados
O momento no Manchester City é de apreensão, com o planejamento da equipe sendo afetado. A Premier League está investigando pelo menos 100 violações das regras financeiras dos Citizens entre 2009 e 2018, além de não cooperar com as investigações nos últimos anos, não entregando corretamente os documentos solicitados.
O Manchester City poderá sofrer diferentes punições, com os clubes da Premier League cobrando sanções severas, principalmente com o rebaixamento da equipe. Entre as possibilidades, está a perda de títulos, algo considerado improvável.
A diretoria dos Citizens negam as acusações, enquanto o proprietário Sheikh Mansour está trabalhando com uma equipe de advogados, com o objetivo de inocentar o time ou evitar punições severas.
Caso a Premier League retire os títulos do Manchester City, alguns momentos icônicos da competição podem ser ‘apagados’ da história. Uma das partidas que está gravada na memória dos torcedores foi realizada na temporada 2011/12. Os Citizens precisavam de um gol contra o QPR para serem campeões após 44 anos e aos 49′ do 2º tempo, Sergio Aguero marcou o tento que garantiu o título, no histórico “Agueroooooooooooo”.
Além disso, a temporada 2011/12 contou com outro momento histórico na Premier League. No clássico de Manchester, o City goleou o United por 6 x 1, mas um momento será lembrado. Autor de um dos gols, Balotelli, que constantemente era criticado, mostrou a camisa com a frase “Why always me?” (por que sempre eu?, em tradução livre).
O Manchester City voltou a ser campeão inglês em 2013/14 e um lance na temporada está marcado na carreira de Gerrard. O título estava sendo disputado por Chelsea, Liverpool e Citizens. O momento decisivo na competição ocorreu na partida entre os Blues e os Reds, quando Steven escorregou no meio-campo e Demba Ba recuperou a posse para marcar o segundo gol.
No período que está sendo investigado, o Manchester City foi campeão da Premier League na temporada 2017/18, com um desempenho espetacular. Das 38 rodadas disputadas, a equipe comandada por Guardiola venceu 32, empatou quatro e perdeu apenas duas, chegando aos 100 pontos e marcando 106 gols.
Premier League poderá ter novos campeões com punição ao Manchester City
Com a retirada dos títulos do Manchester City, a Premier League contará com novos campeões nas temporadas 2011/12, 2013/14 e 2017/18, incluindo um brasileiro, que publicou uma indireta nas redes sociais.
Primeiramente, na temporada 2011/12, o campeão seria o grande rival dos Citizens, o Manchester United. Os Red Devils terminaram com a mesma campanha do adversário, sendo 89 pontos, 28 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, mas perderam no saldo de gols, sendo 64 contra 56.
Além disso, o Manchester United seria campeão em outra temporada, em 2017/18. A diferença para os Citizens foi muito grande. Os Red Devils terminaram com 81 pontos, 25 vitórias, seis empates e sete derrotas.
Por fim, na temporada 2013/14, o campeão passaria a ser o Liverpool. Os Reds ficaram em 2º lugar com dois pontos atrás dos Citizens. Nos 38 jogos disputados, foram 26 vitórias, seis empates e seis derrotas, conquistando 84 pontos. O meio-campista Lucas Leiva, que defendeu a equipe entre 2007 e 2017, provocou o Manchester City nas redes sociais. “Eu sou um campeão da Premier League?”, escreveu o brasileiro.
Am I a Premier League champion ?
— Lucas Leiva (@LucasLeiva87) February 6, 2023