Mohamed Salah – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
670
Salah
Salah

Mohamed Salah Hamed Mahrous Ghaly, ou simplesmente Mohamed Salah, é um jogador de futebol profissional egípcio. A saber, nasceu no dia 15 de junho de 1992, na vila de Nagrib, no Egito. Atualmente, o ponta tem 29 anos e joga no Liverpool. Decerto, o jogador é uma referência tanto no futebol inglês, quanto em sua seleção. Portanto, confira a história, transferências e mercado da bola de Mo Salah.

Mohamed Salah – Início da carreira

A princípio, Salah iniciou sua carreira pelo Al-Mokawloon, clube que disputa a 1ª divisão do Egito. No entanto, o jovem atacante não demorou muito tempo para chamar a atenção do mercado da bola europeu. Logo depois, foi contratado pelo FC Basel, da Suíça.

Ao passo que, pela equipe helvética, Salah rapidamente atingiu sucesso. Inegavelmente, sua passagem foi de grande impacto no futebol suíço. Tendo, nesse meio tempo, conseguido dois títulos nacionais e sendo eleito melhor jogador da competição em 2013, o que levantou rumores de sua saída da equipe.

Consequentemente, suas boas atuações chamaram atenção do mercado da bola e o levaram a Premier League. Dessa forma, Mohamed Salah foi chegou ao Chelsea, no mercado de transferências de 2014. No entanto, na equipe londrina não encontrou muito espaço e acabou sendo emprestado para a Fiorentina no ano seguinte.

Trajetória, conquistas e highlights de Mohamed Salah

Enfim, Salah pode voltar a mostrar seu bom futebol em Florença. Em suma, as boas atuações pela Viola renderam ao atacante uma transferência para a equipe da Roma. Decerto, Salah se destacou na capital italiana. O ponta-direita acabou sendo eleito o melhor jogador da temporada 2015/16 pelos Giallorossi, marcando 15 gols e dando seis assistências.

Mesmo que não tenha levantado troféus pela Roma, o atacante egípcio se consolidou como um jogador de alta prateleira no futebol europeu. Como resultado, Salah marcou 34 gols em 83 partidas pela equipe romanista, novamente levantando rumores de sua saída. Por fim, esse alto desempenho o trouxe de volta ao futebol inglês no mercado de transferências do verão europeu em 2017.

Transferência e mercado da bola de Mohamed Salah

Contudo, Mohamed Salah chegou com desconfianças aos Reds, apesar dos rumores de que era craque. Em suma, pressionado por uma experiência negativa no Chelsea, e pelos € 42 milhões pagos no mercado da bola. Por outro lado, o ponta não deu chance ao azar e teve uma temporada de estreia espetacular pelo Liverpool. Só para ilustrar, o faraó foi artilheiro da Premier League logo em sua primeira temporada (2017/18) no time de Merseyside. Por fim, marcando 32 gols, recorde histórico do torneio.

Além disso, Mo foi parte fundamental para a equipe voltar a final da Champions League, após mais de uma década. Comandados por Jürgen Klopp, os Reds perderam na final para o Real Madrid, em jogo que Salah saiu lesionado após falta de Sérgio Ramos. Ficaria para a próxima.

Em sequência, na sua segunda temporada pelo clube, Salah fez história. Por fim, conseguindo o título da Liga dos Campeões, tendo inclusive marcado na decisão diante do Tottenham. Ademais, o egípcio atingiu novamente a artilharia de Premier League. Além disso, foi o principal jogador da campanha em que o Liverpool terminaria com o vice-campeonato.

Contudo, o taça viria na temporada seguinte. Assim, na temporada 2019/20, Salah ajudou o Liverpool a finalmente conquistar a Premier League. Enfim, encerrando um jejum de 30 anos sem vencer a liga nacional. No atual momento, parece difícil sua saída do clube inglês no mercado de transferências.

Seleção Egípcia

Salah estreou pela Seleção Egípcia em 2011. Logo depois, fez parte da equipe olímpica que chegou as quartas de final nas Olímpiadas de 2012. Em suma, o atacante assumiu o protagonismo da equipe e guiou seus compatriotas até a Copa da Rússia, marcando o gol da classificação.

Apesar de ter sido o herói da classificação, Salah não chegou na Copa em boas condições. Devido a lesão na final da Champions, o faraó era dúvida para o mundial. Dessa maneira, o jogador ficou fora da estreia contra o Uruguai. Entretanto, o craque conseguiu marcar dois gols no torneio. Porém, não foi o suficiente para o Egito passar da fase de grupos. Em síntese, Salah acumula 68 partidas pela seleção, com 43 gols marcados.