Wayne Rooney, ícone da Premier League com Everton e Manchester United, vive seus primeiros anos como treinador profissional. Depois de passar pelo Derby County, clube onde se aposentou dos gramados, é o técnico do D.C. United, dos Estados Unidos, desde 2022. Sua gestão tem algumas peculiaridades.
O ex-atacante revelou uma abordagem inovadora para descobrir talentos reais no mundo do futebol: o uso do jogo Football Manager. O game, inclusive, já rendeu contratações para o D.C. United, incluindo a do jovem brasileiro Gabriel Pirani.
Rooney joga Football Manager no trabalho?
Em entrevista ao jornal americano “The Times”, o ex-jogador do Manchester United compartilhou que estabeleceu um acordo com os desenvolvedores do jogo. Isso lhe proporciona acesso a informações valiosas de olheiros sobre jogadores, em troca de publicidade para o D.C. United.
— Grande parte do mercado (do D.C. United) está na América do Sul, e fizemos uma parceria com o Football Manager, onde oferecemos publicidade e, em troca, temos acesso às informações de 11 ou 12 olheiros que eles empregam em diferentes partes do mundo para nos auxiliar – revelou.
Gabriel Pirani, meia de 21 anos do Santos, foi contratado recentemente pelo clube americano, enquanto a parceria com o game está em vigor. O jogador estava emprestado ao Fluminense, que não quis cobrir a proposta feita pelo D.C. United de 1,6 milhões de dólares (R$ 7.7 milhões).
O treinador elogiou o trabalho dos olheiros na base de dados do jogo e fez uma relação com algo que outro ídolo da Premier League já fez anteriormente.
O Football Manager é um simulador desenvolvido pela Sports Interactive que coloca os usuários no papel de um treinador de futebol, proporcionando uma experiência imersiva e diferente dos simuladores tradicionais como FIFA (agora, EA Sports FC) e eFootball, onde o foco está na ação em campo.
Tamanha complexidade e riqueza de detalhes do jogo têm levado profissionais como Rooney a buscar informações do jogo para aplicá-las no mundo real. Will Still, atual treinador do Reims na Ligue 1, também ficou famoso por ser um jogador ativo que se tornou treinador profissional.