Modo carreira? Como Rooney usou Football Manager para contratar joia brasileira

4 minutos de leitura

Wayne Rooney, ícone da Premier League com Everton e Manchester United, vive seus primeiros anos como treinador profissional. Depois de passar pelo Derby County, clube onde se aposentou dos gramados, é o técnico do D.C. United, dos Estados Unidos, desde 2022. Sua gestão tem algumas peculiaridades.

O ex-atacante revelou uma abordagem inovadora para descobrir talentos reais no mundo do futebol: o uso do jogo Football Manager. O game, inclusive, já rendeu contratações para o D.C. United, incluindo a do jovem brasileiro Gabriel Pirani.

Rooney joga Football Manager no trabalho?

Em entrevista ao jornal americano “The Times”, o ex-jogador do Manchester United compartilhou que estabeleceu um acordo com os desenvolvedores do jogo. Isso lhe proporciona acesso a informações valiosas de olheiros sobre jogadores, em troca de publicidade para o D.C. United.

— Grande parte do mercado (do D.C. United) está na América do Sul, e fizemos uma parceria com o Football Manager, onde oferecemos publicidade e, em troca, temos acesso às informações de 11 ou 12 olheiros que eles empregam em diferentes partes do mundo para nos auxiliar – revelou.

Gabriel Pirani, meia de 21 anos do Santos, foi contratado recentemente pelo clube americano, enquanto a parceria com o game está em vigor. O jogador estava emprestado ao Fluminense, que não quis cobrir a proposta feita pelo D.C. United de 1,6 milhões de dólares (R$ 7.7 milhões).

Gabriel Pirani acertou com time de Rooney nos EUA - Icon Sport
Gabriel Pirani acertou com time de Rooney nos EUA – Icon Sport

O treinador elogiou o trabalho dos olheiros na base de dados do jogo e fez uma relação com algo que outro ídolo da Premier League já fez anteriormente.

— José Mourinho fez algo similar no passado – afirma o técnico.

O Football Manager é um simulador desenvolvido pela Sports Interactive que coloca os usuários no papel de um treinador de futebol, proporcionando uma experiência imersiva e diferente dos simuladores tradicionais como FIFA (agora, EA Sports FC) e eFootball, onde o foco está na ação em campo.

Tamanha complexidade e riqueza de detalhes do jogo têm levado profissionais como Rooney a buscar informações do jogo para aplicá-las no mundo real. Will Still, atual treinador do Reims na Ligue 1, também ficou famoso por ser um jogador ativo que se tornou treinador profissional.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]