Mirandinha: quem foi o 1º brasileiro a jogar na Inglaterra

4 minutos de leitura

Ser o primeiro jogador brasileiro a atuar na Inglaterra é motivo de orgulho. Mas muitos sequer sabem o nome do pioneiro nos gramados ingleses. Quem apostou em Mirandinha, acertou em cheio.

Mirandinha e a rodagem no futebol brasileiro

Nascido em Fortaleza, Mirandinha abriu as portas para brasileiros no futebol inglês. Revelado pelo Ferroviário, de Fortaleza, em 1977, Mirandinha passou também por Botafogo, Náutico, Palmeiras, Fortaleza, Santos e Cruzeiro. Em 1987, fez ótimas partidas pelo Palmeiras e, dessa forma, foi para a seleção brasileira.

Com a camisa amarelinha, marcou um único gol, no empate entre Brasil e Inglaterra em 1 a 1, pela Taça Stanley Rous. A atuação e o gol chamaram então a atenção de clubes ingleses.

O pioneirismo na Inglaterra

O Newcastle se interessou e pagou 575 mil libras pelo jogador, que não tinha empresário e contou com a ajuda de um amigo que estudava na Inglaterra para negociar. Vale lembrar que, na época, a liga inglesa não contava com muitos atletas estrangeiros.

Mesmo sem falar uma palavra em inglês, o atacante acumulou grandes atuações na sua primeira temporada e definitivamente foi acolhido pela torcida dos Magpies. Na edição 1987/1988 do Campeonato Inglês, anotou 13 gols em 33 jogos e ajudou o time a ficar na 8ª posição.

“Eu amo o Newcastle e fui muito feliz lá. O futebol inglês foi muito importante para mim. Fui o primeiro brasileiro a jogar lá. Os primeiros três meses foram horríveis porque nunca passei por algo parecido antes na carreira. Nunca havia jogado na neve. Complicado, mas depois de um tempo, tive a chance de jogar bem”.

Inglaterra 1×1 Brasil meio de 1987

“O futebol inglês era muito jogo aéreo. Eu não era alto, mas consegui superar isso com muita aplicação. O time me apoiou demais, principalmente, o Paul Gascoigne, que me ajudou na adaptação”.

A segunda temporada não saiu nada como planejado, e o time caiu para a segunda divisão, ocupando a lanterna. Mirandinha então decidiu voltar ao Brasil para atuar no Palmeiras.

Fui muito bem aceito pelo povo de Newcastle, que é diferente do Sul da Inglaterra. Povo muito acolhedor, muito diferente do londrino. Lá me senti verdadeiramente super star. Na primeira temporada, fui um dos artilheiros da liga inglesa. Fiz gols em todos os “monstros” do futebol inglês. Na segunda temporada, em virtude de mudança do elenco, que enfraqueceu, brigamos contra o rebaixamento, mas caímos–, contou ao canal.

Apesar do pouco período de Mirandinha no clube, a torcida do Newcastle tinha uma música especial para ele, que anotou 24 gols em 67 partidas. A forte ligação entre jogador e clube virou um canto das arquibancadas.

“We've got Mirandinha, he's not from Argentina, he's from Brazil, he's fucking brill” (em português, “Nós temos Mirandinha, ele não é da Argentina, ele é do Brasil. Ele é brilhante”).

Sem ser brilhante, Miradinha foi o primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra e, sem dúvidas, ajudou muitos outros brasileiros a atuarem por equipes inglesas.

“O Newcastle foi algo mágico na minha vida”, disse à “ESPN Brasil”.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Subcoordenador na PL Brasil. Ex-Estadão e TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.

E-mail: [email protected]