O Brighton oficializou nesta quarta-feira (14) a contratação do meia James Milner, de 37 anos. O inglês estava sem contrato após o fim do vínculo com o Liverpool, que durou de 2015 a 2023.
A transferência foi importante para o veterano porque, entre outros fatores, lhe dá a possibilidade de bater um importante recorde. No Brighton, Milner pode se tornar o jogador com mais partidas na história da Premier League.
Para isso, o meia precisaria participar de 33 jogos da campanha 2023/24, uma vez que seu contrato com os Seagulls é de apenas uma temporada. Se entrar em 34 partidas, ele superaria o recorde de Gareth Barry.
A façanha é perfeitamente possível devido à longevidade do jogador. Na temporada passada, apesar de estar longe de ser um dos principais jogadores do elenco dos Reds, ele atuou em 31 jogos. Conta ainda a seu favor a polivalência, uma vez que pode jogar no meio-campo e nas laterais.
We’re pleased to confirm that @JamesMilner will join us on a one-year deal with a year’s option when his Liverpool contract expires on 30 June. 😁
🤝 @FirstTouchGames // #BHAFC 🔵⚪️
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) June 14, 2023
Jogadores com mais jogos na história da Premier League
- Gareth Barry – 652 jogos – Aston Villa, Manchester City, Everton e West Brom
- Ryan Giggs – 632 jogos – Manchester United
- James Milner – 619 jogos – Leeds, Newcastle, Aston Villa, Manchester City, Liverpool e Brighton
Milner só conseguiu chegar perto do feito porque disputa partidas da Premier League desde o início da sua carreira. O inglês estreou na primeira divisão da Inglaterra em 2002, com a camisa do Leeds United.
Na temporada seguinte, atuou por Swindon Town, este na Championship, e Leeds. Com o rebaixamento dos Whites, Milner foi para o Newcastle. Foram quatro anos de Magpies, com um empréstimo para o Aston Villa no meio, até se juntar em definitivo ao time de Birmingham.
Milner ficou duas temporadas no Villa e saiu para o Manchester City em 2010, clube que o possibilitou chegar à seleção inglesa, por quem disputou as Euros de 2012 e 2016 e as Copas de 2010 e 2014.
O inglês jogou no City de 2010 a 2015 e estava no Liverpool até a última temporada. Nesse período, foi tricampeão da Premier League. Agora, no Brighton, deve dar um dos seus últimos passes na carreira profissional, a tempo de encerrá-la como um recordista no campeonato mais famoso do mundo.
No Brighton, Milner ainda encontrará o atacante brasileiro João Pedro, que também chegou nesta temporada, e Adam Lallana, que foi seu companheiro na seleção e no Liverpool. O clube treinado por Roberto De Zerbi terminou em 6º lugar na última edição e está classificado para a Europa League.