Como o Millwall ajudou Harry Kane a ser durão?

Considerado um dos melhores atacantes do planeta, Harry Kane já mostrou que iria longe ao atuar por empréstimo no Milwall, quando tinha 18 anos.

Millwall

Harry Kane é hoje, certamente, um dos melhores atacantes do planeta. Está em excelente forma desde a temporada 2014/15 – desde então, tem marcado mais de 20 gols em todas as edições da Premier League. Porém, antes de se tornar a grande estrela dos Spurs, Kane foi emprestado para Leyton Orient, Millwall, Norwich City e Leicester City.

Harry Kane no Millwall: aprendizado e referência

No Millwall, o atacante se tornou um ídolo e foi uma das peças-chave para a fuga do rebaixamento na temporada 2011/12. A brilhante passagem pelo time não só ajudou na manutenção do clube na Championship, mas foi um grande aprendizado para o próprio jogador.

Com apenas 18 anos, Kane se juntou aos Lions na segunda metade da temporada e encontrou o time numa situação complicada na tabela.

Na época, o jogador não era nem um pouco conhecido e arrancou algumas dúvidas da exigente torcida do time. Afinal, o que um garoto de 18 anos poderia acrescentar a um clube que buscava desesperadamente fugir do rebaixamento?

Leia mais: Quem é Ryan Sessegnon, uma das principais joias do futebol inglês?

No entanto, o jovem Kane surpreendeu e terminou a temporada com sete gols em 14 jogos.

Muitos desses tentos foram de vital importância para que o time se mantivesse na segunda divisão, como num confronto direto contra o Portsmouth fora de casa, onde Kane marcou o único gol da vitória.

Ele liderou uma reviravolta impressionante do time, onde venceram cinco jogos seguidos e terminaram o campeonato na 16ª posição.

“Meu empréstimo ao Millwall foi uma grande parte do meu desenvolvimento. Eu tinha 18 anos, estávamos em uma batalha de rebaixamento e isso me transformou em um homem. Joguei em jogos difíceis e de alta pressão e consegui sair disso de forma positiva”.

Até então desconhecido, Harry Kane se tornou ídolo do Milwall tendo atuado apenas por meia temporada. (Foto: Sky Sports)

Os torcedores do Millwall são conhecidos como uns dos mais agressivos da Inglaterra, mas Harry Kane não se incomodou com isso. Joe Gallen, técnico assistente do time na época, comentou sobre a indiferença de Kane sobre esse fator.

“Os fãs do Millwall podem ser duros e também podem ser ótimos – uma vez que estão do seu lado, podem ser surpreendentes. Uma vez que eles estão contra você, eles mostram como são. Pessoalmente eu gosto muito disso, mas Harry não se incomodou”.

O técnico ainda comentou sobre a incrível determinação de Kane nos treinamentos.

“Nos meus 20 anos de treinamento, nunca vi um jogador praticar tanto quanto Harry”.

Certamente, a dedicação e entrega de Kane foi refletida naquela que foi a sua primeira grande temporada a nível profissional.

Harry Kane terminaria o seu empréstimo sendo eleito o melhor jogador do Millwall naquela temporada.

Já faz seis temporadas desde que esteve na tradicional equipe. Mas toda a experiência e aprendizado adquirido pelo atacante seguem com ele.

Jogar em um ambiente de maior pressão resultou em uma grande mudança de maturidade. Isso fez com que o jogador pudesse lidar mais rapidamente com as cobranças e se sair bem diante delas.