Liverpool chega a 1000 gols na ‘Era Klopp’; veja os maiores artilheiros, vítimas e outras marcas

5 minutos de leitura

O golaço de Darwin Nuñez nesta quinta-feira (7), o segundo que o Liverpool marcou sobre o Sparta Praga, pelas oitavas de final da Europa League, na República Tcheca, entrou para a história do clube e de Jürgen Klopp. Este foi o milésimo gol marcado pelos Reds desde que o alemão assumiu o comando, em seu jogo de número 476.

A marca foi alcançada na nona temporada de Klopp no Liverpool, justamente numa partida válida pela primeira competição europeia que o alemão disputou com os Reds. Lá em seu primeiro ano, 2015/16, o clube acabou vice-campeão da Europa League.

Aproveitando o número impressionante, nós da PL Brasil fizemos um raio-x dos mil gols do Liverpool sob o comando de Klopp.

Gols por temporada e competição

Pesquisa e arte: Júlio César Cardoso / PL Brasil

Apesar de ter sido campeão europeu em 2018/19 e inglês em 2019/20, nenhuma das duas foi a temporada mais goleadora de Klopp no Liverpool. A marca pertence ao ano de 2021/22, quando os Reds chegaram ao fim da temporada disputando os quatro títulos. No entanto, “só” foi campeão da FA Cup e da Copa da Liga Inglesa, e acabou vice da Premier League e da Liga dos Campeões.

Já a maior média, para a surpresa de muitos, é justamente da atual temporada: 2023/24. Klopp reformulou quase todo o elenco do Liverpool e perdeu jogadores importantes do ataque, mas os números mostram que a reconstrução tem sido feita com muito sucesso e média superior a 2,5 gols por jogo.

Não à toa, o Liverpool está de novo na briga por tudo que disputa. E já ergueu a taça da Copa da Liga.

Quanto às competições, nenhuma surpresa. O campeonato onde o Liverpool de Klopp mais marcou foi a Premier League — não coincidentemente, também o que mais jogou. É interessante que o time tenha feito mais gols na Champions que nas duas copas nacionais somadas, embora tenha disputado mais vezes os torneios domésticos.

Maiores vítimas e artilheiros

Pesquisa e arte: Júlio César Cardoso / PL Brasil

O time de Klopp chega ao milésimo gol tendo o Arsenal como sua principal vítima. Os Gunners levaram 55 gols do Liverpool nos quase nove anos do alemão no comando. É de longe o time mais relevante do top 5 vítimas, formado por Bournemouth, West Ham, Southampton e Crystal Palace.

O Manchester City, principal rival de Klopp durante este período, aparece em 6º lugar. E o United, maior rival histórico do Liverpool, ocupa a 9ª posição.

Assim como as competições, os artilheiros tampouco surpreendem. A lista é liderada pelo trio que formou o ataque mais bem-sucedido e marcante da Era Klopp: Salah, Mané e Firmino. O destaque fica para o único que ainda está no clube, artilheiro máximo com 205 gols.

Quantos gols foram marcados em cada partida?

Pesquisa e arte: Júlio César Cardoso / PL Brasil

Por fim, também é curioso o recorte que mostra quantos gols o Liverpool fez em cada uma das 476 partidas de Klopp no comando. O caso mais frequente foi quando os Reds marcaram duas vezes, o que ocorreu em 133 oportunidades.

O time só fez um gol em 110 jogos, e marcou três vezes em 80 partidas.

Gol mil chega na última temporada de Klopp no Liverpool

Darwin Nuñez comemora gol pelo Liverpool na Liga Europa (Foto: Icon sport)
Darwin Nuñez comemora gol pelo Liverpool na Liga Europa (Foto: Icon sport)

Klopp assiste ao gol mil do seu Liverpool na última temporada em que comanda a equipe inglesa. O treinador revelou, em janeiro último, que deixará Anfield ao fim da temporada 2023/24.

Para encerrar o período histórico do alemão com chave de ouro, os Reds ainda sonham com o título nas três competições que disputam: Liga Europa, Copa da Inglaterra e Premier League.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]