Campeão no Chelsea, Mikel revela que ‘não’ ao United rendeu mágoa de Ferguson por 18 anos

5 minutos de leitura

John Obi Mikel foi um dos jogadores do Chelsea amplamente vencedor dos anos 2000, chegando ao clube em 2006 como uma jovem promessa. No entanto, antes disso, ele rejeitou a chance de defender o Manchester United — e chateou Sir Alex Ferguson.

Em entrevista à rádio inglesa “talkSPORT”, o ex-volante nigeriano disse que Ferguson não o perdoou por ter preferido os Blues aos Red Devils. A situação só foi apaziguada recentemente, 18 anos depois do ocorrido.

A confusão entre Manchester United e Chelsea

Em um capítulo inicial da saga, Mikel assinou contrato com o United e até chegou a vestir a camisa do clube em uma coletiva de imprensa, em 2005. No entanto, ele seguiu no Lyn, da Noruega, e foi contratado pelo Chelsea um ano depois.

John Obi Mikel pelo Chelsea
John Obi Mikel pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

O fato de Mikel ainda não ter completado 18 anos na ocasião o impediu de assinar um contrato com o time de Manchester, levando-o a firmar um pré-contrato. O clube londrino, ao tomar conhecimento da situação, rapidamente enviou seus agentes para Oslo.

— Então, (o Chelsea) viu toda a notícia na TV, ‘O que está acontecendo aqui? Bem, Mikel assinou com o United, um pré-contrato.’ Claro que eles tiveram que enviar os agentes, todo mundo para Oslo, para descobrir o que aconteceu — afirmou o ex-jogador.

O jovem meio-campista na época foi retirado do Lyn e “escondido” por algumas horas, sem que ninguém soubesse de seu paradeiro. Finalmente, ele foi levado para Londres pelos Blues, onde permaneceu recluso por cerca de um ano enquanto a situação se resolvia.

Foi o clube londrino, nos bastidores, que o colocou no Lyn em 2004, já com a intenção de contratá-lo quando fizesse 18 anos. No entanto, o fato do nigeriano ter perdido um ano de futebol em meio a essa disputa entre gigantes o incomodou.

— Perdi um ano de futebol também porque não foi resolvido, se arrastou por um ano. Isso foi muito, muito difícil para minha família, todos estavam muito preocupados — revelou.

Ele ainda disse que tentou falar com a Fifa sobre a situação, mas a entidade que rege o futebol profissional foi irredutível ao dizer que Mikel não poderia jogar por nenhum outro clube.

John Obi Mikel pelo Chelsea:

  • 372 jogos
  • 6 gols
  • 13 assistênncias
  • 2x Premier League
  • 4x FA Cup
  • 2x Copa da Liga
  • 1x Community Shield
  • 1x Europa League
  • 1x Champions League

A mágoa de Ferguson com Mikel

Apenas em 2024, durante a final da Champions League entre Real Madrid e Borussia Dortmund em Wembley, Mikel reencontrou o antigo treinador do United e finalmente obteve o aguardado perdão.

Alex Ferguson, lenda do Manchester United
Alex Ferguson, lenda do Manchester United (Foto: Icon Sport)

— Ele mencionou (a saga) algumas vezes (durante a minha carreira), como se dissesse: ‘Você foi o que escapou, não foi?’ Mas ele é um homem adorável, e com 82 anos, ainda é forte — contou o ex-volante.

Apesar de lamentar o ano perdido no futebol, Mikel reconhece que teve uma carreira positiva no clube londrino e se mostra grato por ter superado essa fase difícil. Ferguson também superou a situação ao entender que o nigeriano teve bons momentos na Premier League.

— Ele disse: ‘Ouça, você escapou, mas teve uma carreira incrível no Chelsea, então eu não diria nada de errado sobre isso, mas definitivamente te perdoo agora’ — revelou.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]