Mikael – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas


Mikael Filipe Viana de Sousa, ou simplesmente Mikael, é um jogador de futebol brasileiro que atua como atacante. Nascido em 28 de maio de 1999, em Bacabal, no Maranhão, o centroavante atualmente defende a Salernitana, da Itália.

A saber, os primeiros passos do atleta no esporte aconteceram já com 18 anos, diferentemente da grande maioria dos jogadores do futebol mundial. Dessa forma, em muitos casos, jogadores que não entram cedo nas categorias de base de algum time não são aproveitados por serem muito velhos. Isso não aconteceu com Mikael.

Mikael – Início de carreira

Já com 18 anos, o jogador fez um teste na sua cidade natal para defender o Sport, de Recife. Assim, foi aprovado e, em 2017, começou a defender as categorias de base do Leão da Ilha.

Já ingressou diretamente na equipe Sub-20 do Sport. Nesse sentido, permaneceu na equipe em 2017 e já se destacou e chamou a atenção dos comandantes do time principal. Dessa forma, estreou no profissional no ano seguinte.

No entanto, Mikael retornou ao Sub-20 do Leão da Ilha e foi emprestado. No seu empréstimo, defendeu a equipe profissional do América-PE. Ficou apenas um mês e logo retornou ao Sport.

Durante 2019, seguiu na equipe Sub-20 e, no ano seguinte, foi emprestado mais uma vez. Dessa vez, para o Confiança. Em 18 jogos, marcou sete gols e retornou em outubro para defender o Sport. Já no limite de idade do Sub-20, Mikael passou a defender o profissional do Leão da Ilha.

Trajetória, conquistas e highlights de Mikael

Após um longo período nas categorias de base, o centroavante finalmente chegou ao time principal do Sport. Assim, no restante da temporada de 2020 marcou um gol em 14 jogos pelo time nordestino.

Posteriormente, no ano de 2021, começou a chamar a atenção de outros clubes. Nesse sentido, surgiram rumores de uma saída do atacante no mercado da bola. Dessa forma, marou 15 gols e deu uma assistência em 50 jogos no ano.

Com um bom desempenho no BrasileirãoMikael se destacou, mesmo na luta contra o rebaixamento da equipe que defendia. Assim, surgiram os primeiros rumores da saída do centroavante no mercado de transferências europeu.

No entanto, conseguiu se manter na equipe após o mercado da bola e iniciou 2022 pelo Leão da IlhaMikael teve um ótimo início, marcando cinco gols nos três primeiros jogos da temporada, sendo um no Campeonato Pernambucano e dois na Copa do Nordeste.

Com o bom desempenho apresentado nos primeiros jogos do ano, os rumores ficaram mais fortes e a saída de Mikael no mercado da bola europeu ficou iminente. No entanto, a saída não aconteceu da forma esperada, que era com um pagamento milionário pelo jovem atacante.

Transferências e mercado da bola

Após se destacar, a Salernitana demonstrou interesse em contar com o centroavante. Nesse sentido, entrou em um acordo de empréstimo com o Sport e teve o centroavante em seu elenco após o mercado de transferências.

No período de empréstimo de seis meses defendendo o time italiano, Mikael entrou em campo apenas sete vezes e não marcou gols. Mesmo assim, a Salernitana vai desembolsar 2,73 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, para contar com o atleta em definitivo.

Dessa forma, o pagamento será feito no mercado da bola do início da temporada de 2022/23. A saber, o mercado de transferências abre no dia 1º de julho. Enquanto isso, Mikael ainda é jogador do Sport emprestado à Salernitana.