Quem é Miguel Almirón, novo reforço do Newcastle?

Jogador é o reforço mais caro da história do clube

0
475
miguel almirón

Dono de um futebol tipicamente latino, corpo franzino, 1,75cm de altura e canhoto. Esse é Miguel Ángel Almirón Rejala, ou apenas Miguel Almirón, o novo camisa 24 do Newcastle, mas que será o dez do time.

Comprado junto ao Atlanta FC, atual campeão da MLS (Major League Soccer) por 20 milhões de libras, o meia-atacante de 24 anos assinou contrato até junho de 2024.

Siga a PL Brasil no Youtube

Clássicos Ingleses #04 – Sheffield United x Sheffield Wednesday

O paraguaio chega para ajudar a equipe de Rafa Benítez a se distanciar de vez da zona de rebaixamento da Premier League.

Revelado pelo Cerro Porteño em 2013, o jogador atuou ainda pelo Lanús, no futebol argentino, antes de se transferir para a MLS, em 2016, a pedido de Tata Martino, treinador da equipe até então.

Leia mais

As 10 piores contratações do Newcastle na era Premier League

Newcastle x Sunderland, o clássico que vai muito além do futebol

Desconhecido por grande parte dos ingleses, Miguel Almirón carrega consigo uma responsabilidade proveniente do valor da sua contratação: é o jogador mais caro já comprado pelo Newcastle em toda a sua história.

No entanto, se os valores podem assustar, os números dele atuando nos Estados Unidos trazem esperanças aos torcedores alvinegros. Na última temporada com o Atlanta, o jogador marcou 13 gols e deu 16 assistências em 37 jogos (temporada regular e pós-temporada).

Ao todo, foram 30 assistências e 22 gols em 68 jogos pelo Atlanta em seus dois anos de clube, ou um gol ou assistência a cada 118 minutos.

Paraguaio vestirá a camisa de número de 24. (Foto: Newcastle/Divulgação)

Por falar espanhol, assim como Rafa Benítez, o idioma não será um empecilho para a sua adaptação em terreno inglês. Em entrevista ao seu novo clube, o jogador disse estar muito animado com essa nova etapa em sua carreira:

“Eu mal posso esperar. Eu realmente estou ansioso por esse momento, para jogar em frente aos torcedores do Newcastle. Acho que vai ser muito legal! Como eu disse antes, é um momento lindo para mim e vou tentar aproveitar ao máximo”.

Leia mais

Como era o mundo no último título inglês do Newcastle?

Miguel Almirón: onde vai jogar?

No entanto, onde o jogador pode se encaixar no esquema de jogo do Newcastle? O time inglês costuma atuar no 5-4-1, com uma primeira linha de cinco defensores, diferente do 4-5-1 ou 4-4-2 em que ele estava acostumado nos EUA.

Almirón pode tanto atuar mais pelos lados no ataque como também de maneira mais centralizada, onde está mais habituado, armando as jogadas por trás e aparecendo para finalizar.

Aliás, foi assim que o meia-atacante funcionou muito bem com o atacante Joseph Martínez, em Atlanta, formando a melhor dupla de ataque da MLS. Além disso, é um bom cobrador de faltas.

Com essas características, Miguel Almirón pode ser uma peça fundamental no elenco do Newcastle, que não tem jogadores desse tipo. Se utilizar o paraguaio centralizado, atrás do centroavante, Benítez pode tentar emular a forma como o meia jogava em seu ex-time.

Ou pode atuar centralizado, atrás do atacante.

Lá ele tinha Joseph Martínez na frente e pelos lados Hector Villalba, e Gressel ou Remedi. A expectativa é que com Rondón, Ayoze Pérez e Kenedy ou Atsu, o paraguaio sinta-se em um esquema de jogo no qual já está habituado.

Leia mais

Artilharia do Campeonato Inglês: confira os goleadores da Premier League

Conheça todos os artilheiros da era Premier League

Meia pode jogar aberto pela esquerda.

A última aposta do Newcastle tendo um investimento considerável para uma função semelhante a de Miguel Almirón foi a do francês Florian Thauvin, meia do Olympique de Marseille, em 2013, e que não vingou.

Na época, o time do nordeste da Inglaterra pagou 13 milhões de libras pelo francês. Todos esperam que o meia torne-se tudo aquilo que Rafa Benítez precisava para a equipe.

Já os torcedores esperam que a história contada anos atrás, em 2005, no filme Goal, possa um dia se tornar realidade. Todos os magpies esperam pelo seu verdadeiro Santiago Muñez.

As 10 contratações mais caras do Newcastle (valores em libras):

1º Miguel Almirón: 20 milhões (2019)

2º Michael Owen: 16 milhões (2005)

3º Alan Shearer: 15 milhões (1996)

4º Georginio Wijnaldum: 14,5 milhões (2014)

5º Aleksandar Mitrovic: 13 milhões (2014)

6º Florian Thauvin: 13 milhões (2014)

7º Jacob Murphy: 12 milhões (2017)

8º Jonjo Shelvey: 12 milhões (2015)

9º Andros Townsend: 12 milhões (2015)

10º Matt Ritchie: 12 milhões (2016)