Middlesbrough Football Club – História, Mercado da Bola e Estatisticas

0
390
Middlesbrough

Middlesbrough Football Club

O Middlesbrough, ou apenas Boro, é um clube com mais de 140 anos de história. Assim, no futebol desde 1876, a equipe teve sua melhor temporada em 2004, quando venceu seu maior título, a Copa da Liga. Além disso, em 2006, o time branco e vermelho teve outro grande momento ao ser vice-campeão da Taça UEFA – atual Liga Europa.

A saber, desde 1995 o Boro manda os seus jogos no Riverside Stadium, sucessor do antigo Ayresome Park, onde o Middlesbrough jogou por 92 anos. Logo, nas últimas cinco temporadas, o novo estádio recebeu apenas jogos da Championship.

Trajetória do Middlesbrough, fundação, conquistas e ascensão

O clube foi fundado em 1876. Contudo, somente em 1899 alcançou o título permanente de time profissional. Três temporadas depois, o Middlesbrough foi promovido à Primeira Divisão da Inglaterra, onde ficou por 22 anos, se firmando como equipe de futebol. Assim, em 1914, Boro foi o 3º colocado da Liga, sendo esse, o seu melhor resultado no torneio.

A partir daí, após o fim da primeira guerra mundial, o Middlesbrough viveu um grande período de altos e baixos. Assim, até 1966, o clube sofreu com times fracos e campanhas ruins. Entretanto, pode conquistar alguns títulos do segundo escalão. Dessa forma, dentro deste período, o Boro somou três rebaixamentos, um deles para a terceira divisão, e dois títulos da segunda.

No período de 1966 à 1994, o Middlesbrough viveu as mais distintas emoções. Assim, foi rebaixado três vezes, duas para a segunda divisão e uma para a terceira. Além disso, foram dois acessos para a elite e um título do segundo escalão. Ao passo que, nessa época, o clube passou por uma grande crise financeira e chegou até a fechar os portões por um tempo.

Superada as dificuldades com o dinheiro, depois de 1994 o time se organizou. Logo, como recompensa, teve a sua melhor época entre 2004 e 2006, quando venceu a Copa da Liga e chegou na final da Taça UEFA. Entretanto, de 94 até 2021, o clube somou três acessos para a Premier League e outros três rebaixamentos, todos para a Championship, onde está há cinco anos.

Mercado de Transferências do Middlesbrough

Decerto, apesar de não ser um grande no cenário do futebol inglês, o Middlesbrough já protagonizou contratações gigantes na Terra da Rainha. Dessa forma, elencamos as cinco principais transferências da história do Boro.

George Camsell do Durham City por £ 500 em 1925

O atacante foi contratado aos 23 anos após fazer 20 gols em 21 jogos pelo Durham City, da Terceira Divisão. Assim, já na sua primeira temporada com o Middlesbrough, George Camsell balançou as redes 59 vezes no Campeonato Inglês. Além disso, marcou nove hat-tricks. Portanto, o inglês é o maior artilheiro da história do Boro com 325 tentos.

Gareth Southgate do Aston Villa por £ 6,5 milhões em 2001

Hoje técnico da Seleção da Inglaterra, Gareth Southgate jogou seus últimos anos pelo Middlesbrough. Onde foi capitão por cinco anos. Ademais, ao ajudar a sua equipe a vencer a Copa da Liga em 2004, Southgate se tornou na única pessoa a levantar um troféu importante com a camisa do Boro pelo uso da braçadeira.

Alf Common do Sunderland por £ 1.000 em 1905

O centroavante inglês foi contratado para ajudar o Middlesbrough a escapar de um rebaixamento. Todavia, mesmo alcançando o objetivo, o que chama a atenção na transferência é o alto valor para a época. Logo, Alf Common foi o primeiro jogador de futebol a ser vendido por mil euros. Ao passo que, em campo, ele fez 58 gols em 168 jogos.

Juninho Paulista do São Paulo por £ 4,75 milhões em 1995

Após conquistar vários títulos com o São Paulo, foi uma grande surpresa a chegada de Juninho Paulista ao Middlesbrough. Logo, ao todo, o meia brasileiro somou 120 jogos divididos em três passagens. Dessa forma, fez parte do histórico time campeão da Copa da Liga. Assim, segundo votação da torcida, Juninho é o maior jogador da história do clube.

Britt Assombalonga do Nottingham Forest por £ 17,10 milhões em 2017

Por fim, Britt Assombalonga não está nesta lista pelo futebol. Uma vez que, durante cinco anos, o atacante fez apenas 45 gols em 152 partidas. Entretanto, quando chegou do Nottingham Forest por 17 milhões de euros, ele se tornou na contratação mais cara da história do clube. A saber, o jogador do Zaire saiu do Boro em 2021, de graça, para o Adana Demirspor.