A importância de Michail Antonio para o West Ham

Atleta inglês faz bom início de temporada pelos Hammers

0
435
Antonio West Ham
Catherine Ivill/Getty Images

O West Ham não tem grandes pretensões para a Premier League 2020/2021. Mas o início de campeonato sugere uma campanha mais tranquila do ocorreu na última temporada, quando os Hammers brigaram ferozmente contra o rebaixamento. Parte dessa melhora do West Ham de David Moyes vem de Michail Antonio.

O atacante inglês de 30 anos tem sido um dos pilares dos Hammers desde 2019/2020, quando marcou dez gols em 24 partidas – sendo a maioria na reta final do campeonato. Em um time pragmático e inflexível, Antonio é a válvula de escape para buscar algo diferente.

A importância de Michail Antonio para o West Ham

O início nos Hammers – coadjuvante disfarçado de protagonista

No clube desde 2015/2016, Michail Antonio teve um início interessante, marcando 17 gols em 55 partidas de Premier League. No entanto, não dava indícios de que seria um dos principais jogadores do time.

O West Ham projetava um grande salto de patamar ao se mudar para o estádio Olímpico de Londres em 2016/2017 e após a sétima colocação na campanha anterior, tudo indicava que Antonio seria um dos coadjuvantes da equipe.

Porém, com a saída precoce do francês Dimitri Payet, o time londrino acabou por ter uma temporada conturbada. A responsabilidade ofensiva caiu mais uma vez sobre os ombros de Michail Antonio. Ele foi o artilheiro do time naquela jornada com nove gols. Desde então, mesmo com contratações de renome o West Ham nunca conseguiu repetir a boa campanha realizada em 2015/2016.

Richard Heathcote/Getty Images

Com técnicos mais reativos (Slaven Bilic e David Moyes) o time passou a praticar um futebol de contra-ataque, explorando os erros dos adversários e abusando da força física para se sobressair.

Nesta linha de trabalho é que Antonio passou a ser uma figura importante no time. Alternando entre a titularidade e o banco de reservas, o inglês passou a ser um dos atletas mais confiáveis da equipe. Ele entrega exatamente o que David Moyes, atual comandante do clube, deseja.

Michail Antonio ficou conhecido em seu início nos Hammers como um exímio cabeceador – esse era o seu principal ponto forte. Porém, com a chegada do técnico escocês ele passou a ter suas outras virtudes potencializadas.

Catherine Ivill/Getty Images

Leia mais: A pressão cada vez maior sobre os donos do West Ham

A consolidação como peça fundamental do time

Na atual temporada, jogando num 3-4-3 que por vezes parece mais um 3-6-1, Antonio tem usado a sua combatividade para prender a bola no ataque quando ela geralmente vem por ligação direta. Apesar de ter alas e meias relativamente rápidos, o time londrino prefere fazer a sua transição ofensiva de forma vertical, se apoiando na sua referência ofensiva.

Além de ter um físico avantajado, o camisa 30 ainda é ágil e consegue driblar com certa facilidade. Ele acaba atraindo a marcação adversária enquanto os meias pelos lados se aproximam e oferecem alguma profundidade.

Este é o jogo do West Ham: muita força para controlar o meio de campo e uma referência para prender a bola na frente e gerar alguma situação de perigo.

Apesar do estilo de jogo ser bastante criticado, ninguém pode afirmar que não tem dado certo. O West Ham vem conseguindo competir na liga e atualmente ocupa a 11ª colocação com 11 pontos. Nas últimas cinco partidas o time sofreu apenas uma derrota e respira na zona intermediária da tabela.

Antonio já soma três gols em seis partidas pelo time na PL. É o artilheiro do time, e de longe o que mais finaliza por jogo. A sua presença é fundamental para que o plano de jogo funcione.

O contexto é tão potencializado pelo jogador que nem Sébastian Haller consegue oferecer o mesmo que o inglês. Mesmo sendo contratado por uma grande quantia na temporada passada, o francês tem ficado geralmente no banco de reservas.

Tim Keeton/POOL/AFP via Getty Images

Ainda não se sabe se o West Ham conseguirá ter uma campanha mais segura em 2020/2021. Mas se isso acontecer é muito provável que Michail Antonio seja peça fundamental disso.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • CLÁSSICOS INGLESES | MILLWALL X WEST HAM