Os dez melhores jogos de Mesut Özil com a camisa do Arsenal

Em baixa, alemão deixa os Gunners para atuar no futebol turco

0
427
özil arsenal
BEN STANSALL/AFP via Getty Images

A história entre Mesut Özil e Arsenal finalmente chegou ao fim. O alemão, que chegou ao clube londrino em 2013, rescindiu seu contrato com os Gunners e desembarcará em Istambul para jogar o Campeonato Turco pelo Fenerbahçe.

Ao longo dos últimos sete anos, o torcedor do Arsenal teve um misto de emoções quando o meio-campista esteve em campo. Entre sorrisos após atuações mágicas e decepções com uma aparente falta de vontade em muitos confrontos, uma coisa é certa: o germano-turco não entregou todo o futebol que se esperava, principalmente o mostrado nos tempos de Real Madrid e pela seleção alemã.

O canhoto de 32 anos atuou em 254 oportunidades com a camisa do time do norte de Londres, marcando 44 gols e 77 assistências. No total, foram sete títulos: quatro da Copa da Inglaterra (2013/2014, 2014/2015, 2016/17 e 2019/20) e três da Supercopa da Inglaterra (2014, 2015 e 2017).

A PL Brasil separou 10 grandes partidas de Özil pelo Arsenal

Arsenal 2×0 Napoli

Um dos jogos mais marcantes de Özil pelo Arsenal foi logo no começo de sua passagem pela Inglaterra, em sua segunda partida de Champions no clube. A partida contra o Napoli aconteceu em outubro de 2013, no Emirates Stadium, apenas um mês após a sua contratação. O atleta viveu uma noite mágica, quando fez gol e deu assistência, fundamental para a vitória da equipe londrina.

Na oportunidade, os Gunners começaram com tudo para cima dos italianos. Logo aos oito minutos, Olivier Giroud foi lançado, fez ótima jogada protegendo a bola e lançou Aaron Ramsey na ponta direita. O galês rolou a bola para o meio da área e Mesut Özil abriu o marcador com um lindo chute com a canhota, sem chances para Pepe Reina.

Apenas seis minutos depois, o Arsenal pressionou a saída de bola do Napoli e conseguiu recuperar a bola no campo de ataque. Giroud e Özil tabelaram, o alemão invadiu a área e tocou para o francês, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. A vitória na 2ª rodada da principal competição interclubes do mundo foi fundamental na classificação do time para a fase eliminatória do torneio.

Arsenal 2×0 Liverpool

O confronto entre Arsenal e Liverpool pela Premier League 2013/2014 certamente ficou na memória de vários torcedores do clube da capital inglesa. A vitória por 2 a 0 diante dos Reds contou com boa atuação de Mesut Özil, sendo fundamental para o bom desempenho ofensivo do time.

Por mais que não tenha marcado gol, o meio-campista se apresentou bem e participou de grande parte das tramas ofensivas dos Gunners, sendo ainda responsável por dar uma assistência para Ramsey, que marcou um golaço de fora da área aos 14 minutos da 2ª etapa.

Arsenal 4×1 Liverpool

A goleada aplicada pelo Arsenal em 2015 contra o Liverpool foi um dos grandes jogos protagonizados pelo trio de ataque formado por Mesut Özil, Alexis Sánchez e Olivier Giroud.

Na oportunidade, o alemão também participou bem das jogadas ofensivas do Arsenal e marcou um lindo gol de falta diante dos Reds, balançando as redes no contrapé Simon Mignolet.

Arsenal 3×0 Manchester United

A campanha do vice-campeonato da Premier League 2015/2016 teve um “jogo de gente grande” de Mesut Özil. O confronto aconteceu pela 8ª rodada da competiçao, outubro de 2015, no Emirates Stadium, e contou com um gol e uma assistência do alemão.

Aos seis minutos do 1º tempo, Ramsey tocou para Özil, que invadiu pela lateral direita e rolou para Sánchez fazer um lindo gol de letra, antecipando David de Gea. Apenas um minuto depois, os Gunners recuperaram a bola e Walcott invadiu a área e tocou para o alemão, que livre, bateu no contrapé do goleiro espanhol.

Arsenal 2×0 Bayern de Munique

A Champions League de 2015/2016 colocou Arsenal e o Bayern de Munique de Pep Guardiola no mesmo grupo. Ao final da primeira fase da competição, os Gunners estavam empatados com o mesmo número de pontos do Olympiakos, o que teria complicado a vida dos comandados de Arsène Wenger caso tivessem sido derrotados pelos alemães.

No confronto, o time de Londres começou em cima e logo no começo, o alemão forçou Manuel Neuer a fazer uma grande defesa. Os Gunners abririram o placar aos 32 minutos da 2ª etapa, com Giroud. O alemão fechou o placar após gol de contra-ataque aos 45 do tempo final.

Arsenal 2×0 Bournemouth

Ainda durante a campanha do vice no Campeonato Inglês, Mesut Özil deu uma aula de futebol diante do Bournemouth pela Premier League. O alemão foi responsável por uma assistência e por marcar um belo gol após tabela com Olivier Giroud.

Na partida, o meio-campista teve uma precisão de 95% nos passes (57/60), com quatro grandes chances criadas e nove passes decisivos. Além disso, Özil realizou dois desarmes e acertou seis de 11 cruzamentos.

Ian Walton/Getty Images

Arsenal 6×0 e 2×3 Ludogorets Razgrad

Mesut Özil “desfilou” em campo contra o Ludogorets Razgrad, na Champions 2016/2017. Com direito a uma assistência e hat-trick, o jogo foi um dos melhores do alemão vestindo as cores branca e vermelha.

Além do jogo decisivo, criou duas chances decisivas de gol. O jogo da volta da fase de grupos contaria com aquele golaço do alemão, quando foi lançado em contra-ataque, deu chapéu no goleiro e deixou dois zagueiros no chão. O gol, incrivelmente, sequer foi indicado ao Prêmio Puskàs como o mais bonito da temporada.

Everton 2×5 Arsenal

De virada, o Arsenal goleou o Everton na Premier League 2017/2018, em partida válida pela 9ª rodada da competição. A partida começou com gol de Wayne Rooney pelos Toffees. O intervalo terminou empatado e o alemão fez o gol da virada dos Gunners, aos oito da 2ª etapa.

O meio-campista praticamente definiria o jogo ao dar uma assistência para o recém-contratado da época, Alexandre Lacazette. Neste confronto, Özil teve precisão de 89% nos passes, deu oito decisivos e criou duas grandes chances de gol.

Gareth Copley/Getty Images

Arsenal 4×1 CSKA Moscou

A última grande noite europeia de Mesut Özil foi pela Europa League, na fase eliminatória da competição. A partida de ida ficou praticamente definida após a goleada do Arsenal contra o time russo, por 4 a 1, com show do alemão em campo.

Na oportunidade, os Gunners abriram o placar com Aaron Ramsey, mas sofreram o empate com Golovin. Lacazette colocou o Arsenal na frente e, depois disso, Özil deu duas assistências ainda no primeiro tempo, sendo eleito o melhor jogador em campo na ocasião.

Catherine Ivill/Getty Images

Arsenal 3×1 Leicester City

Já sob o comando de Unai Emery no Arsenal, Özil protagonizou um bom futebol em algumas oportunidades. Uma delas foi diante do Leicester, quando venceu os Foxes por 3 a 1, no Emirates Stadium.

Na ocasião, o campeão do mundo pela seleção alemã balançou as redes após assistência de Hector Bellerín. No segundo tempo, o alemão ainda daria um passe para Aubameyang sacramentar a vitória.