Lionel Messi e Pep Guardiola marcaram uma geração no futebol, com aquele Barcelona icônico, que venceu duas Champions League (2008/09 e 2010/11), dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011) três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11), além de nove outros títulos.
Em entrevista a Jorge Valdano no “Movistar+”, Messi brincou que Guardiola “fez muito mal ao futebol”, destacando o aumento do sarrafo que o treinador do Manchester City impôs no esporte.
— Ele fez muito mal ao futebol, porque parecia tão simples que todo mundo queria copiá-lo. Depois me encontrei muitos ‘Guardiolas' por aí. E você percebe o que fizemos — disparou o camisa 10 do Inter Miami e da Argentina.
🔙 #NesteDia, há 1️⃣1️⃣ anos…
👑 #Messi conquistava a sua segunda Bola de Ouro. @andresiniesta8 e #Xavi ficaram na 2ª e 3ª posição, respectivamente, e Pep Guardiola anunciou o vencedor do prêmio.
😍 Um dia especial! 💫 pic.twitter.com/2IQRrvA8mx
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) January 10, 2021
Valdano, que foi campeão mundial com a Argentina em 1986 e hoje é comentarista na Espanha, completou o raciocínio de Messi:
— Exatamente. Até na segunda ou na terceira divisões os zagueiros estavam correndo para a frente.
Questionado por Valdano, Messi não titubeou ao eleger o maior treinador que teve ao longo da carreira.
— Sem dúvida [foi o melhor que teve]. O Guardiola tem algo especial, sobretudo na preparação de cada jogo e também na sua comunicação com os jogadores, na forma como nos transmitia [a estratégia] — completou.
O quase reencontro de Messi e Guardiola no Manchester City
Messi e Guardiola quase se reencontraram no Manchester City. Em 2020, quando o craque argentino quis sair do Barcelona, ele ligou para seu ex-treinador dizendo que queria ir para o Etihad Stadium. O contato foi feito dias após a derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique, que impulsionou a decisão do argentino em deixar a Catalunha.
Porém, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, bateu o pé e avisou Messi que só o liberaria se recebesse o valor de sua multa rescisória, no valor de 700 milhões de euros. O argentino ameaçou colocar seu clube na Argentina, mas acabou desistindo e renovando com o time catalão. O Manchester City, por sua vez, investiu 100 milhões de libras e contratou Jack Grealish, do Aston Villa.