A atual temporada da Premier League tem um recorde: foi o ano em que mais treinadores foram demitidos na história da competição. Ao todo, 13 técnicos deixaram seus cargos e ficaram livres no mercado de transferências.
O Chelsea foi um dos mais recentes – decidiu demitir o técnico Graham Potter no último domingo (2). Ele teve 45% de aproveitamento no comando da equipe e já tem um substituto: Frank Lampard. O ex-jogador dos Blues aceitou voltar como interino, até o final da temporada.
Potter sofria pressão no clube londrino há alguns meses. Em dezembro do ano passado, o Chelsea sondou a situação de Tite no mercado. Segundo o jornal inglês “The Telegraph”, a situação ocorreu logo depois da Copa do Mundo, onde ele comandou a seleção brasileira
Leia mais:
Chelsea: o que esperar de Lampard de volta ao comando?
Chelsea: Lampard pode fazer Mount ficar? Novo técnico respondeu
Tite no mercado da Premier League
Segundo o periódico britânico, intermediários internacionais entraram em contato com Tite. Nas conversas, perguntaram sobre a situação dele em relação à Premier League, visando um cargo no Chelsea. Estes agentes afirmavam que os Blues mudariam de comandante até o meio deste ano.
O contato, entretanto, não teve participação direta do Chelsea – ou seja, não houve proposta oficial. Os empresários conversaram com o staff de Tite, mas não passou de sondagem.
Neste momento, inclusive, o brasileiro não é considerado para o cargo. Lampard foi apontado como interino até o final da temporada, enquanto a direção ainda terá reuniões com demais candidatos para assumir a equipe no início da próxima temporada.
De acordo com as informações do “The Telegraph”, Tite deu sinal verde para a abordagem, mas as conversas não evoluíram. Ele segue no mercado, mas não se ofereceu ao Chelsea, que tinha um técnico empregado na época da consulta, feita logo depois da eliminação do Brasil para a Croácia.
O treinador ex-Corinthians teve um de seus maiores momentos justamente contra os Blues, quando levantou a taça do Mundial de Clubes, em 2012, à frente do alvinegro paulista. Ele segue aberto para propostas do exterior e, inclusive, começou a estudar inglês. No momento, Tite não cogita voltar ao futebol brasileiro.
Um dos principais candidatos ao comando do Chelsea para a temporada que vem é Luis Enrique. Ele esteve com Tite no Catar, dirigindo a seleção espanhola, e está desempregado desde a eliminação da sua equipe para Marrocos, nas oitavas de final do torneio.