Como substituir Mahrez? Guardiola responde e diz por que Arábia Saudita ‘é mais do que ameaça’

4 minutos de leitura

Depois da transferência de Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Al Nassr, em dezembro de 2022, uma leva de atletas têm deixado o futebol europeu nesta janela de transferência para clubes da Arábia Saudita. Esse é um movimento inédito no mercado da bola.

Só da Premier League, estão confirmadas a saída de oito atletas para clubes sauditas. No total, foram 15 contratações de times europeus, além da de CR7, que ocorreu no meio da temporada 2022/23.

Entre críticas e manifestações de preocupação, esse movimento tem repercutido bastante no meio de figuras importantes do futebol europeu. Em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”, Pep Guardiola, técnico do Manchester City, também falou sobre esse cenário.

As declarações de Guardiola sobre o mercado na Arábia Saudita

Um dos jogadores a ir para a Arábia Saudita foi Riyad Mahrez, ex-atacante do City. Ele foi anunciado pelo Al Ahli, onde também estão Roberto Firmino e o goleiro Mendy. Perguntado sobre a venda do atacante, Guardiola disse que não tinha como pedir pra Mahrez não ir porque a oferta era “incrível”.

— Riyad recebeu uma oferta incrível e é por isso que não pudemos dizer ‘não faça isso’. Nossa ideia era que ele ficasse aqui, definitivamente – relatou Guardiola.

Sobre o êxodo de atletas do futebol europeu para o Oriente Médio, Guardiola acredita que ninguém pensava que tantos jogadores de ponta iriam para a Liga Saudita. “No futuro haverá mais e é por isso que os clubes precisam estar cientes do que está acontecendo”, alertou o técnico:

” (A Liga) Saudita não é uma ameaça, é uma realidade“.

Eles querem criar uma liga forte e até agora são quem pode fazer isso. A Premier League gastou mais que as outras porque a organização é melhor e os direitos de transmissão são maiore – adicionou Guardiola, que prosseguiu:

— Eu não sei até quando a liga irá sustentar isso. Mas os jogadores querem aproveitar essa experiência e jogar nessa liga. A Arábia Saudita mudou o mercado.

Quem irá substituir Mahrez?

O City está de olho no mercado para encontrar um substituto para Mahrez. Segundo o “Daily Mail”, Michael Olise, do Crystal Palace, seria um dos alvos.

Guardiola disse que não está buscando alguém que jogue exatamente como ex-camisa 26 em “termos de habilidade” porque “cada jogador é diferente”.

— Vamos ver o que acontece com os jogadores emprestados [saindo] e quais jogadores ficam aqui. Algumas coisas vão acontecer. O mercado está aberto até o final de agosto. Não é fácil substituir esse tipo de jogador. Ele não sente pressão, é um cara que tem que jogar todos os dias para ser feliz. Eu entendo completamente – disse o comandante dos Citizens.

— Eu sei como foi difícil não jogar a final da Copa da Inglaterra e a final da Liga dos Campeões. Foi muito bom trabalhar com ele. Nosso relacionamento foi de altos e baixos, mas sempre com um respeito incrível.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.