Por Diogo Magri e João Vítor Castanheira
Uma das principais promessas do Atlético-MG pode pintar na Premier League em 2024.
Trata-se do atacante Isaac, de 19 anos, artilheiro do time sub-20 do clube em 2023, com 19 gols em 23 jogos oficias. Com o vínculo com o time alvinegro terminando em abril do ano que vem, o atleta pode assinar um pré-contrato com uma nova equipe desde já. A oportunidade desperta atenção da Premier League.
PL Brasil apurou que há interesse de um clube da elite do futebol inglês no jovem atacante. Ainda não houve proposta formal, mas as partes mantêm diálogo e analisam as bases para uma transferência do jogador para o velho continente ao final de seu contrato com o Atlético-MG.
Conta a favor de Isaac seu passaporte croata –– o último sobrenome do atacante é Tomich, original da Croácia. Desta forma, o jogador não ocuparia vaga de extracomunitário no futebol europeu. O perfil de atacante alto, de 1,85m, que pode atuar como centroavante, segundo atacante e até como meia-ofensivo, também atrai interesse.
Por conta das condições favoráveis envolvendo o fim de contrato do atleta com o time mineiro, foi ventilado o interesse do Internacional no atacante. Lá ele reencontraria o treinador Eduardo Coudet, que gosta do seu futebol e o promoveu ao time principal em Belo Horizonte
Promessa no Atlético-MG não aproveitada por Felipão
Isaac estreou como profissional em abril, no jogo da Libertadores contra o Libertad, e participou de três partidas sob o comando de Coudet. Na época, vinha com moral alta por conta do desempenho na Copinha, onde marcou cinco gols em cinco jogos.
Depois que o Galo trocou o argentino por Felipão, ele não teve mais nenhum minuto no time de cima. A a rigidez do treinador com os garotos da base, inclusive, é um dos fatores que afastam Isaac do Atlético-MG, apurou a PL Brasil.
Um levantamento feito pela “Trivela” apontou que o Atlético é um dos times que mais prioriza veteranos a jovens no Brasileirão. Uma pesquisa da CIES Football, divulgada há três semanas, mostrou que os jogadores do Atlético com 21 anos ou menos receberam apenas 3% dos minutos de jogo no Brasileirão. ó Cruzeiro (2,1%), Fortaleza (0,8%) e Goiás (0,3%) deram menos oportunidades aos seus jovens jogadores do que o Galo.
Além disso, o clube mineiro tem a quarta maior média de idade do campeonato (29,43 anos), além de também ser o quarto colocado com relação a clubes que dão mais minutos para jogadores acima dos 30 anos.
?️ O Isaac meteu essa mesmo…
? SporTV#CAMxNIFC #GaloNaCopinha ??️ pic.twitter.com/eiBsEe7eZ7
— Atlético (@Atletico) January 13, 2023
Ponte para a Premier League
Um empecilho para a ida de Isaac à Premier League é que é praticamente impossível que ele consiga a licença para jogar na elite do futebol inglês.
Isso porque o visto de trabalho para atuar no país depende de um sistema de pontos que leva em conta presença em seleções, qualidade do clube vendedor (e sua liga), número de partidas domésticas e continentais.
Andrey Santos, por exemplo, foi contratado pelo Chelsea em janeiro, mas só conseguiu a permissão em julho — depois de jogar por mais seis meses no Vasco, ser convocado pela seleção brasileira e atuar no Mundial sub-20. Isaac ainda não tem o mesmo currículo.
Por isso, as tratativas com o clube inglês interessado em Isaac já envolvem análise de opções de empréstimo para um time de uma liga vizinha à inglesa que dê condições para o jogador conseguir trabalhar no futebol britânico. As partes buscam um destino onde o jogador consiga se desenvolver.