Depois de contratar Harry Kane no início da temporada e Eric Dier na atual janela de transferências, o Bayern de Munique quer reunir seus dois ingleses com outro ex-Tottenham: trata-se de Kieran Trippier, capitão do Newcastle.
Segundo o jornal inglês “The Guardian”, o treinador do Bayern, Thomas Tuchel, colocou o defensor inglês de 33 anos no topo de sua lista de de desejos. Além disso, o “desespero” de Eddie Howe por um novo meio-campista poderia levar a uma negociação de troca por Joshua Kimmich.
A troca que levaria Kimmich ao Newcastle
Embora Eddie Howe relute em se separar de um jogador com quem manteve uma relação próxima desde que o treinou no Burnley e que continua exercendo uma influência grande em St James’ Park, o treinador do Newcastle está “desesperadamente carente de meio-campistas”, como pontua o periódico, e admira Joshua Kimmich, do Bayern.
Com Joelinton prestes a perder o restante da temporada — uma cirurgia para um problema na coxa está agendada para a próxima semana — o Newcastle indagou sobre a disponibilidade de Kimmich.
A situação é complicada pela relutância do destaque alemão de 28 anos em deixar o Bayern, clube que defende desde 2015, mas qualquer alteração nessa posição poderia abrir caminho para Trippier ir para a Baviera.
O problema de Howe é que, dado que os Magpies estão perto de violar as regras de lucro e sustentabilidade da Premier League, ele precisa vender antes de poder comprar, e esta poderia ser a última chance de obter lucro com Trippier, que custou 12 milhões de libras ao Atlético de Madrid em janeiro de 2022.
Joshua Kimmich pelo Bayern de Munique
- 368 jogos
- 41 gols
- 100 assistências
- 8x Bundesliga (2016-2023)
- 6x Supercopa da Alemanha (2017-19, 2021-23)
- 3x Copa da Alemanha (2016, 2019 e 2020)
- 1x Champions League (2020)
- 1x Supercopa da Uefa (2021)
- 1x Mundial de Clubes (2021)
O interesse do Bayern por Trippier
Trippier ajudou o Atlético a conquistar La Liga antes de voltar à Premier League, mas estava ansioso para mudar sua família para a Inglaterra. Tuchel, no entanto, pode oferecer a ele, que está se recuperando após uma atípica queda no meio da temporada, uma última grande aventura.
— Estamos procurando um lateral direito, então veremos se algo é possível. Nos acostumamos com Konrad Laimer na lateral direita, mas não é a melhor posição dele – disse o treinador durante a semana.
Apesar da dependência de Howe dentro e fora de campo de Trippier, que é capitão do Newcastle na ausência de Jamaal Lascelles, ele possui uma boa cobertura em sua posição com Tino Livramento e Emil Krafth.
Essa rara profundidade de elenco persuadiu o Newcastle a vender seu quarto lateral direito, Javier Manquillo, para o Celta Vigo, onde passou por exames médicos na quinta-feira antes de uma esperada reunião com seu ex-técnico Rafael Benítez no clube espanhol.
Além disso, fortalecer o meio-campo enfraquecido pela suspensão de 10 meses de Sandro Tonali por violações das regulamentações de apostas italianas e as lesões de longo prazo de Joe Willock e de Joelinton é uma prioridade para Howe.
Com o Newcastle relutante em pagar a taxa de empréstimo de 7 milhões de libras necessária para levar Kalvin Phillips do Manchester City, Kimmich continua sendo uma opção prioritária para um treinador cujos olheiros também observaram Éderson, da Atalanta, como adiantou a PL Brasil e Hayden Hackney, do Middlesbrough, nas últimas semanas.