Mercado: Novo Bale e ‘quase’ Foden de R$ 141 milhões entra na mira de gigantes da Premier League

5 minutos de leitura

Três gigantes que estão na briga por vagas nas competições europeias na tabela da Premier League devem entrar em disputa também no mercado da bola. O alvo das equipes de 23 anos atua na liga turca e já foi comparado a Gareth Bale e Phil Foden por sua força física e versatilidade.

De acordo com o site especialista na cobertura de transferências “HITC”, o primeiro clube a visar Baris Alper Yilmaz, do Galatasaray, foi o Manchester United, após a performance do jovem na fase de grupos da Champions League. O ala marcou um dos gols da equipe turca na vitória sobre os Red Devils por 3 a 2, no Old Trafford, em outubro de 2023.

Além da equipe de Erik Ten Hag, Aston Villa e Tottenham estão na briga pelo camisa 53. A publicação explica que Unai Emery está de olho no em Yilmaz para substituir Nicolo Zaniolo, que deve voltar de empréstimo para o próprio Galatasaray no meio do ano. Já os Spurs os veem como opção para Timo Werner, caso os londrinos decidam não estender seu empréstimo, nem ativar a cláusula de compra.

A publicação turca “Aksam” acrescenta que o Galatasaray quer cerca de 22 milhões de libras (R$ 141, 4 milhões) para liberar o jogador.

Quem é Baris Alper Yilmaz?

Responsável por cinco gols e três assistências no Campeonato Turco 2023/24, Yilmaz está entre os nomes que estão levando o Galatasaray cada vez mais próximo de mais um título nacional. Na equipe desde 2021, o atacante se sobressai por sua versatilidade, de acordo com o “HITC”.

— A capacidade de Yilmaz de atuar de forma impressionante em uma variedade de funções diferentes significa que ele não tem falta de admiradores. Embora pareça, em primeiro lugar, um ponta-direito, o jovem de 23 anos também atuou como lateral-direito, esquerdo e centroavante ao longo da campanha — relataram scouts ao site inglês.

Comparações com jogadores de ponta não faltam. Um caçador de talentos já chegou a equiparar a versatilidade e velocidade do turco com o uruguaio Federico Valverde, do Real Madrid.

Em entrevista ao site “GS Gazete”, o ex-técnico Ilker Puren apontou semelhanças entre o jovem e Gareth Bale e Phil Foden, além de apontar a Premier League como um destino certo devido à sua força física.

— Comparo Baris Alper Yilmaz a Gareth Bale em termos de força. Ele tem a habilidade de correr de 3 a 4 metros depois de eliminar o adversário com a bola.

— Um dia ele com certeza jogará na Premier League porque a física vem à tona lá. Ele também melhorou seu conhecimento posicional. O nível em que ele está agora é próximo ao de Phil Foden.

Números de Yilmaz no Campeonato Turco 2023/24*

  • 33 jogos (24 como titular)
  • 5 gols
  • 3 assistências
  • 7 grandes chances criadas
  • 1,6 chutes por partida
  • 4,28 assistências esperadas
  • 76% de passes certos por partida
  • 3,9 bolas recuperadas por jogo
image-56
Mapa de calor de Baris Alper Yilmaz no Campeonato Turco 2023/24 (Imagem: Sofascore)

*Dados: Sofascore

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.