O Newcastle está perto de confirmar seu retorno à Champions League após 20 anos. Se conseguir retornar ao cenário europeu na próxima temporada, o clube alvinegro deve promover uma drástica reformulação em seu elenco, embalado pelo poderoso investimento saudita. Contudo, saídas de atletas também estão na pauta da equipe.
De acordo com o colunista Peter O’Rourke, do “Football Insider”, o Newcastle pretende negociar pelos menos sete jogadores na próxima janela de transferências. A lista é dominada por atletas reservas no time de Eddie Howe, mas pode ganhar novos membros no decorrer das semanas seguintes. A intenção dos Magpies é enxugar a folha salarial, se enquadrar no fair play financeira e ter tranquilidade para contratar reforços de peso. Um deles pode ser o brasileiro Raphinha.
Quarteto em fim de contrato
Dos sete jogadores de saída, quatro não gerarão receitas ao Newcastle. Contratado de forma emergencial na atual temporada, Loris Karius não continuará no St. James’ Park. Sua passagem foi irrelevante, marcada pela participação inesperada na final da Copa da Liga Inglesa, contra o Manchester United.
O alemão deve ser acompanhado pelo lateral-esquerdo Paul Dummett e pelos meias Matt Ritchie e Matty Longstaff, que está emprestado ao Colchester City e é irmão do titular Sean Longstaff.
Trio pode ser vendido
O Newcastle pode lucrar com Jamall Lascelles, Emil Krafth e Karl Darlow. O zagueiro inglês e o lateral-esquerdo sueco foram importantes para o clube em temporadas anteriores, mas perderam espaço após a chegada do investimento saudita. O clube espera negociar os jogadores com outros clubes, por mais que as taxas de transferências não sejam elevadas.
💯#NUFC skipper Jamaal Lascelles made his 100th @premierleague appearance at the weekend. pic.twitter.com/d5g23NheBb
— Newcastle United FC (@NUFC) February 26, 2020
Leia mais: Messi deixa PSG e acerta com novo clube por R$ 2,2 bilhões, diz agência francesa
Newcastle de olho em Raphinha
Alguns jogadores têm sido vinculados ao Newcastle para o próximo mercado de transferências. Um deles é o lateral-direito Iván Fresneda, de 18 anos e que pertence ao Valladolid. O espanhol deve ser disputado no mercado, com Arsenal e Borussia Dortmund também de olho.
Do meio para a frente, os nomes ficam mais pesados. Mason Mount, de saída do Chelsea, foi especulado, assim como Sadio Mané, perto de deixar o Bayern, e até mesmo Neymar, em baixa no PSG. O mais cotado até o momento, porém, foi Raphinha, que pode ser negociado pelo Barcelona ao fim do Campeonato Espanhol.
De acordo com o canal “Jijantes”, os Magpies podem oferecer 80 milhões de euros (R$ 446 milhões) pelo ponta-direito brasileiro. O jogador também é alvo de Chelsea e Arsenal. Apesar de ser titular do Barça, ele pode ser vendido pelo clube para abrir espaço para chegada de Messi.
Os investimentos do Newcastle em 2023/24 dependem da ida ou não à Champions League. O time atualmente tem 65 pontos e ocupa a terceira posição, com 34 jogos. O Liverpool, primeiro time fora do G4 da Premier League, tem 63 pontos e 35 partidas. Nas rodadas finais, o time preto e branco enfrenta Leeds, Brighton, Leicester e Chelsea.