Presidente do Napoli revela busca por técnico brasileiro

4 minutos de leitura

O início do francês Rudi Garcia no Napoli não tem sido fácil. Com resultados adversos na Champions League e na Série A, o treinador convive com a sombra do campeão Luciano Spalletti e vem sofrendo forte pressão. Uma precoce demissão já é discutida no contexto italiano.

O começo conturbado, de certa forma, já poderia ser esperado. Isso porque Rudi Garcia passou longe de ser a primeira opção do clube italiano, que chegou a tentar contratar até mesmo um brasileiro antes de fechar o acordo.

Técnico brasileiro no Napoli?

Em uma mesa redonda na Universidade Luiss de Roma, Aurélio De Laurentiis revelou nesta terça-feira (10) que tentou contratar um técnico nascido no Brasil na virada da temporada. O alvo do presidente do Napoli foi Thiago Motta, que fez excelente trabalho pelo Bologna em 2022/23.

–Conversamos com Thiago Motta, mas ele não considerou o risco de ter que ocupar o lugar de um treinador que tinha feito o que Spalletti fez–, revelou.

Nascido em São Bernardo do Campo-SP, Thiago Motta não jogou em nenhum clube brasileiro profissionalmente. Ao longo de sua carreira dentro de campo, defendeu Barcelona, Inter de Milão, Genoa, Atlético de Madrid e PSG. Ele se naturalizou italiano e vestiu a camisa da Azzurra entre 2011 e 2018, apesar de ter jogado pelo Brasil na Copa Ouro de 2003 e em torneios de base.

Como treinador, é um dos mais promissores da atualidade. Aos 41 anos, Motta começou nas categorias do PSG, passou por Spezia e Genoa, até se encontrar de vez no Bologna. Na última temporada, o clube fez boa campanha e conseguiu ficar na nona colocação, com 54 pontos conquistados. Isso chamou a atenção do Napoli e de outros times europeus.

O início de temporada no Napoli

Apesar das dificuldades, De Laurentiis descartou demitir Rudi Garcia por enquanto. O time atravessa momento complicado também fora de campo, após a confusão com Osimhen e o Tik Tok. O Napoli ocupa a quinta colocação da Série A e o segundo lugar na fase de grupos da Champions League.

  • 10 jogos
  • 5 vitórias
  • 3 derrotas
  • 2 empates

O presidente do clube também revelou que tentou contratar vários outros técnicos antes de Rudi, incluindo Luis Enrique, atualmente no PSG. De Laurentiis tratou a recusa do espanhol como um livramento.

Posso revelar que liguei para Luis Enrique em junho, mas felizmente, Luis queria ingressar no Paris Saint-Germain – veja seus resultados no PSG agora —, comentou.

Osimhen Napoli
Osimhen pelo Napoli (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.