A temporada terminou e o Liverpool está ativo para se reforçar de olho em 2023/24. O clube atravessa uma reformulação e mira reforços de peso para subir o patamar de qualidade do elenco.
De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, o Liverpool realizou uma proposta para contratar Jules Koundé, zagueiro do Barcelona. Os valores não foram informados. Os Reds precisam reforçar a defesa e têm o francês como um alvo importante. O clube britânico aposta na insatisfação relatada pelo jogador em atuar improvisado como lateral-direito no time culé durante a temporada.
Porém, o tabloide apurou que o Barcelona não aceitará menos que 52 milhões de libras (R$ 320 milhões) por Koundé. O time pagou 55 milhões de euros (R$ 293 milhões) no início da temporada para tirá-lo do Sevilla.
O Barça precisa se adequar às regras financeiras de La Liga e da Uefa e, por isso, pode negociar alguns titulares no mercado de transferências. Além de fazer caixa com negociações, a equipe precisa abaixar a folha salarial para liberar novas contratações.
Liverpool protagonista no mercado
A defesa foi um dos pontos fracos dos Reds em 2022/23. O time sofreu 47 gols em 38 rodadas da Premier League e não conseguiu se classificar à próxima Champions League. A equipe também não venceu nenhum título nas copas e irá disputar a Europa League. Jürgen Klopp quer contratar um zagueiro de alto nível para fortalecer o setor que conta com Van Dijk e Konaté no protagonismo. Joel Matip pode ser negociado, assim como Nat Philipps.
É nesse contexto que Koundé surge como um alvo do Liverpool. Mesmo fora da Champions, a equipe entende que o polivalente francês pode se interessar por jogar no time.
O foco principal de Klopp será no meio-campo. O time já confirmou as saídas de Roberto Firmino, Oxlade-Chamberlain, Naby Keita e James Milner. O argentino Alexis Mac Allister, do Brighton, é considerado como próximo do Anfield Road, mas o time não deve parar por aí. Mason Mount, do Chelsea, Ryan Gravenberch, do Bayern, e Rúben Neves, do Wolverhampton, também estão no radar.
Koundé no Barcelona
O francês de 24 foi titular na campanha que deu ao Barça o título do Campeonato Espanhol na temporada. No entanto, o zagueiro atuou como lateral-direito na maior parte do tempo, dada a carência do clube catalão na função. A improvisação tem irritado Koundé, que prefere deixar o Camp Nou em 2023/24 a continuar sendo escalado pela lado do campo.
Mesmo improvisado, Jules Koundé conseguiu se destacar e fez boa temporada. Ele entrou em campo 39 vezes, marcou um gol e deu seis assistências.
Kounde 🤝 Culers pic.twitter.com/BShMpyc1E5
— FC Barcelona (@FCBarcelona) October 7, 2022