Com o Manchester City no centro das atenções, o Grupo City possui diversos clubes ao redor do planeta. No mercado da bola, o meio de operação funciona, principalmente, na busca por promessas. Por ser um celeiro de jovens craques, o Brasil é alvo muitas vezes, como no caso de uma revelação do Vasco, que está na mira da holding.
O jovem Rayan, de 17 anos, pode deixar o Vasco para assinar com o Grupo City. A empresa dona de clubes como Manchester City e Bahia iniciou recentemente os primeiros contatos para tirar a promessa de São Januário. A informação é do jornalista Bruno Andrade, do “UOL”. O atacante tem sido observado pelo conglomerado há alguns meses.
O Vasco, que é gerido pela 777 Partners, tem total entendimento do alto potencial de Rayan. O jovem tem contrato com o gigante carioca até dezembro de 2025 e estaria avaliado em torno de 15 milhões de euros (R$ 80 milhões). No entanto, sua multa rescisória para clubes do exterior está estipulada em R$ 80 milhões (R4 427 milhões).
O Grupo City não é o primeiro gigante do futebol mundial a se interessar por Rayan. Anteriormente, o Barcelona realizou sondagens pelo atleta da seleção brasileira sub-17. Considerada uma joia do Vasco, ele já fez oito jogos pelo time profissional do Cruzmaltino e marcou um gol. Ele recebeu oportunidades com o então técnico Mauricio Barbieri, mas desde a chegada do argentino Ramón Díaz, a joia — ainda terminando sua formação — deixou de ser relacionada nas partidas do Brasileirão.
O atacante Rayan se transformou no jogador mais jovem a atuar profissionalmente com a camisa do Vasco no século XXI.
📸 Matheus Lima | #VascoDaGama pic.twitter.com/LsrUueY4Lr
— Vasco da Gama (@VascodaGama) January 20, 2023
Quais são os times do Grupo City?
O Grupo City ganhou ainda mais notoriedade no Brasil após comprar o Bahia, no ano de 2022. Ao todo, já são 14 times espalhados pelo mundo pertencentes à holding. Apesar do Manchester City ter sido comprado em 2008, o City Football Group só foi fundado em 2013. Ele gerido é pelo Abu Dhabi Group, de criação de Mansour bin Zayed Al Nahyan.
- Manchester City (Inglaterra)
- New York City (Estados Unidos)
- Melbourne City (Austrália)
- Mumbai City FC (Índia)
- Lommel SK (Bélgica)
- ESTAC Troyes (França)
- Montevideo City Torque (Uruguai)
- Yokohama Marinos (Japão)
- Girona (Espanha)
- Sichuan Jiniu (China)
- Palermo (Itália)
- Bolívar (Bolívia)
- Vannes (França)
- Bahia (Brasil)
Quem foram as promessas brasileiras contratadas pelo Grupo City desde 2017?
Douglas Luiz é o maior caso de sucesso de jovens brasileiros contratados pelo grupo. Apesar de não ter se firmado no Manchester City, ele se desenvolveu no Girona e hoje é destaque no Aston Villa. Vinicius Souza, recém-chegado ao Sheffield United para a disputada da Premier League, também passou pela empresa. Os outros nomes, no entanto, ainda não deslancharam como a dupla.
- Yan Couto
- Caio Roque
- Talles Magno
- Kayky
- Metinho
- Diego Rosa
- Thiago Andrade
- Arthur Sales
- Cauê
- Savinho
- Vinicius Souza
- Douglas Luiz