Diretor de clube da Premier League revela proposta para levar Marcos Leonardo a ‘clube irmão’ da Dinamarca

4 minutos de leitura

Marcos Leonardo, jovem destaque do Santos, tem sido alvo de diversos clubes da Premier League em 2023. O interesse, no entanto, é mais antigo do que se imagina: há 18 meses, o atacante já estava em meio a negociações envolvendo o Brentford e poderia parar na Dinamarca.

A reportagem da PL Brasil conversou de maneira exclusiva com o diretor técnico do Brentford, Lee Dykes, durante a última edição do TransferRoom Summit, em Lisboa. O inglês confirmou que esteve em negociações com o Santos e os representantes de Marcos Leonardo para que ele fosse ao “clube irmão” dinamarquês, o Midtjylland.

A investida do Brentford por Marcos Leonardo

Dykes revelou que o grupo monitora a joia santista há muito tempo e, apesar de não vê-lo como um alvo neste momento para o clube, já fez uma investida para tirá-lo do Santos cerca de um ano e meio atrás.

— Provavelmente não neste momento (uma transferência por Marcos Leonardo ao Brentford), mas há 18 meses nós o vimos dessa forma, porém, mais para o FC Midtjylland. Isso ocorreu porque ele estava prestes a encerrar o contrato naquela época. Então, conhecemos esse jogador há muitos anos – revelou o diretor.

lee dykes brentford marcos leonardo
Lee Dykes, diretor do Brentford (Foto: Divulgação/TransferRoom)

A ligação entre Brentford e Midtjylland vem através de Matthew Benham, fundador da Smartodds (empresa que usa estatísticas para prever resultados esportivos) e torcedor e dono do Brentford, clube que comprou em 2009. Ele se tornou acionista majoritário do Midtjylland em 2014.

— Tivemos uma oportunidade de fazer algo (com o Marcos Leonardo e) com o Midtjylland há cerca de 18 meses, talvez dois anos atrás. E tínhamos uma opção que perseguimos. Ouvimos falar que ele é um jogador muito bom, e estamos sempre de olho em todos os jogadores, mas diria que estamos satisfeitos com nosso ataque no momento – ponderou Lee Dykes.

Negociações podem reacender?

A situação de Ivan Toney, principal destaque do Brentford até ser banido do futebol por oito meses após ter descumprido regras da Federação Inglesa de Futebol em relação a apostas esportivas, é uma incógnita que pode mudar o planejamento do clube.

O atacante volta da suspensão em janeiro e tem sido alvo de clubes como Tottenham, Chelsea e Arsenal, mas ainda existe a possibilidade de renovar com os Bees. Caso saia, no entanto, “podemos ficar em uma situação diferente” sobre Marcos Leonardo, disse Dykes.

— Mas quem sabe, talvez alguém leve o Ivan Toney, e então estaremos em uma situação diferente – afirmou o diretor à reportagem da PL Brasil.

Cobiçado pela Premier League

Ainda no evento do TransferRoom, a reportagem da PL Brasil apurou que os representantes de Marcos Leonardo têm sido “bombardeados” de ligações de clubes ingleses nos últimos meses.

A ideia principal para a carreira do jovem santista é um projeto adequado, em que ele vá ter tempo de jogo e em um time que case com suas características. Ainda assim, “mais de dez” clubes da primeira divisão inglesa já procuraram saber sobre o jogador.

 Foto: Icon Sports
Foto: Icon Sports

Anteriormente, outros clubes da Premier League chegaram a ter propostas aceitas pelo Santos, ainda durante a temporada passada, mas o projeto não agradou o entorno do jogador, então as negociações se encerraram.

O interesse não é só inglês, evidentemente. No mesmo evento, houve uma reunião do staff do atacante com representantes do Bayern de Munique. Na última janela, o brasileiro esteve próximo de fechar com a Roma, mas foi “segurado” pelo Peixe.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]