Mercado da bola: veja que horas fecha a janela de transferências em cada país

6 minutos de leitura

O último dia da janela de transferências toma conta do noticiário sobre o mercado da bola do verão europeu. Essa é a última oportunidade para os times reforçarem o elenco, prometendo muitas movimentações e novidades para a temporada.

Quando fecha a janela de transferências do meio do ano?

A janela de transferências do verão da Europa fecha no dia 30 de agosto, sexta-feira, nas principais ligas do continente.

Que horas fecha a janela nos principais países da Europa?

  • Alemanha: às 13h (horário de Brasília) de 30 de agosto
  • Itália: às 15h (horário de Brasília) de 30 de agosto
  • França: às 18h (horário de Brasília) de 30 de agosto
  • Inglaterra: às 19h (horário de Brasília) de 30 de agosto
  • Inglaterra (Women’s Super League): 19h (horário de Brasília) de 13 de setembro
  • Espanha: às 19h (horário de Brasília) de 30 de agosto

A janela do mercado das cinco principais ligas da Europa costumeiramente fecha no dia 31 de agosto. Caso o dia 31 de agosto seja no fim de semana, esse período é estendido para a primeira segunda-feira de setembro.

No entanto, em 2024, as cinco ligas se reuniram e optaram por deixar o prazo até sexta-feira. Em 2024, ela será no dia 30 de agosto. Outros países optaram por uma data diferente. Em Portugal é até 16 de setembro, enquanto o mercado da Holanda vai até 2 de setembro.

Desde o dia 1º de julho os times das cinco principais ligas estão podendo contratar jogadores. A janela da WSL, a principal liga do futebol feminino na Inglaterra, está aberta desde o dia 24 de junho.

Mas não é bom ficar de olho apenas na data do encerramento da janela. Cada país tem um horário definido para encerrar as transferências. Por isso, as diretorias correm contra o tempo para enviar todas as documentações para anunciar os jogadores.

A Alemanha é o primeiro país que encerra a janela, ainda no horário do almoço no Brasil. Duas horas depois é a vez da Itália. Na sequência, a França encerra as atividades do mercado de verão. Inglaterra e Espanha são as últimas ligas a finalizar as negociações.

Fair Play Financeiro é uma das regras da Premier League
Bandeira com a logo da Premier League. Foto: Icon Sport

Os clubes podem contratar após o prazo de fechamento da janela?

Uma contratação pode ser finalizada minutos ou horas após o fechamento da janela de transferências, contanto que haja acordo entre todas as partes envolvidas dentro do prazo limite. O jogador também pode ser anunciado com a janela fechada, desde que os documentos tenham sido regularizados antes do encerramento do mercado.

No caso da Premier League, os times têm a opção para enviarem um documento sobre o acordo. Ele deverá comunicar o acerto entre todas as partes e solicitar o prolongamento de no máximo duas horas para que toda a papelada para regularizar a contratação fique pronta.

Em caso de transferências internacionais, esse prazo extra para os clubes é de apenas uma hora.

PEdro Neto Chelsea
Pedro Neto em apresentação pelo Chelsea (Foto: Reprodução/Chelsea)

Quais as datas para inscrição de jogadores e envio da lista de elencos?

Os times ingleses também precisam correr contra o tempo para integrar os reforços ao elenco. Cada jogador que é contratado na Premier League precisa ser incorporado ao novo clube por pelo menos 12h do dia anterior.

Ou seja, se um time jogar um dia depois do fechamento do deadline day — termo em inglês para janela de transferências –, não poderá contar com um atleta que tenha sido contratado nas últimas horas do mercado da bola. A estreia deverá ser feita apenas na rodada seguinte.

Todos os times do Campeonato Inglês têm até o dia 13 de setembro para enviarem as fichas de elenco. Ela apresenta todos os jogadores disponíveis e que podem ser utilizados no decorrer da temporada. Cada clube pode inscrever até 25 atletas, com no mínimo oito deles sendo jogadores locais.

Yoro é anunciado como reforço do Manchester United. Foto: Manchester United/Divulgação

Os times podem contratar com a janela fechada?

A janela de transferências fechada não significa que outros nomes não podem ser anunciados durante o ano. Os jogadores chamados agentes livre, ou seja, que estão sem contratos, poderão ser contratados mesmo fora do prazo do mercado.

Os clubes também podem fechar acordos entre si fora do prazo do mercado. Os jogadores assinam o pré-contrato e a transferência será finalizada na próxima janela, que é a de inverno. Eles podem ser anunciados com antecedência, mas não podem entrar em campo até serem regularizados.

A janela de inverno acontece no início de cada ano, durante o meio da temporada europeia. Ela começa no dia 1º de janeiro de 2025 e vai até o dia 3 de fevereiro nas cinco principais ligas da Europa.

Mercado da bola é diferente em outros países

O prazo de no máximo início de setembro é válido apenas para os times que são filiados à Uefa, a entidade máxima do futebol europeu. Ele não vale para outras regiões do planeta.

Na Arábia Saudita, que tem investindo em grandes contratações nos últimos anos, tem um prazo de um mês de diferença. Ela encerra em 6 de outubro. Isso significa que os clubes sauditas podem tirar as principais estrelas da Europa até essa data.

Outro mercado que também investe em estrelas é a MLS. O mercado abriu em 18 de julho e fechou no dia 14 de agosto. Porém, a situação é semelhante com as principais ligas europeias. Aqueles jogadores que estão sem contrato podem ser anunciados pelos clubes da América do Norte.

A situação do Brasil é semelhante ao da Europa. A janela abriu em 10 de julho e vai até o dia 2 de setembro, com alguns nomes podendo chegar ao futebol brasileiro.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.