Cobiçado pela Premier League, Tetê acerta com campeão nacional após saída do Leicester

5 minutos de leitura

Depois de uma curta passagem por empréstimo pelo Leicester na Premier League, o brasileiro Tetê acertou com um novo clube no mercado da bola. O atacante tinha futuro indefinido desde o fim da temporada e agora se juntará a um time campeão de sua liga em 2022/24.

O jogador estava livre no mercado após seu vínculo com o Shakhtar Donetsk chegar ao fim. Ele chegou a ser especulado em clubes brasileiros como Grêmio e Botafogo, mas preferiu seguir no futebol europeu.

A PL Brasil informou, em maio, que o atual diretor do PSG, Luís Campos, era um admirador do jogador brasileiro e, inclusive, tentou levá-lo ao Galatasaray anteriormente, quando estava à frente do clube turco. A reportagem também ouviu que atacante atraiu interesse de outros clubes da Premier League, como Tottenham, Everton e Chelsea, antes mesmo de fechar com os Foxes.

O novo clube de Tetê é o Galatasaray. De acordo com informações do jornalista Fabrizio Romano, o ponta de 23 anos fechou um acordo de quatro anos com o gigante turco. Ele receberá um salário anual de 2,5 milhões de euros (R$ 13,4 milhões). As documentações finais foram assinadas nesta quarta-feira (9) e o acordo foi totalmente selado.

Além das sondagens das equipes brasileiras, Tetê também chamou a atenção do Fenerbahçe, principal rival do Galatasaray. No entanto, o salário ofertado pelo time foi menor que o proposto por seu maior adversário. Ainda segundo Fabrizio Romano, um clube inglês entrou na corrida de última hora, mas não conseguiu bater a concorrência do atual campeão turco.

A situação contratual de Tetê

Considerado um diamante nas categorias de base do Grêmio, Tetê foi vendido ao Shakhtar Donetsk em 2019, ainda sem brilhar pelo profissional do Tricolor Gaúcho. À época, a equipe ucraniana pagou 10 milhões de euros (R$ 42 milhões) para tirar o jovem valor do Rio Grande do Sul.

Dentro de campo, Tetê teve início animador pelo Shakhtar. Dribles, jogadas de efeito, títulos e grandes jogos na Champions League encantaram a torcida, em uma passagem de 108 jogos, 31 gols e 15 assistências. A parceria, no entanto, foi interrompida por conta da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia.

Pelo cenário de insegurança, Tetê acionou o mecanismo da Fifa e deixou o clube para empréstimos em Lyon e Leicester. Agora, ele está em processo de rescisão contratual com o Shakhtar e será mais uma importante contratação do Galatasaray no mercado da bola.

Galatasaray na janela de transferências

  • Tetê – sem contrato
  • Zaha – Crystal Palace
  • Mauro Icardi – PSG
  • Kerem Demirbay – Bayer Leverkusen
  • Angeliño – RB Leipzig
  • Halil Dervisoglu – Brentford
  • Cedric Bakambu – Al-Nasr

Leicester e Tetê: um romance sem final feliz

Contratado cercado de expectativa, Tetê chegou ao Leicester na meta da última temporada, com a missão de tirar o time da luta contra o rebaixamento e ser o primeiro brasileiro da história do clube. Os primeiros jogos foram positivos e o ex-jogador dava mostrar de que poderia se tornar um pilar da equipe.

Contudo, Tetê não se firmou como titular dos Foxes, ficou fora de alguns jogos e viu o Leicester perder fôlego na tabela. Com o traumático rebaixamento na última rodada, a parceria chegou ao fim apesar da curta duração.

  • 14 jogos
  • 1 gol
  • 0 assistências
Tetê em ação pelo Leicester - Icon Sport
O brasileiro Tetê foi rebaixado da Premier League – Icon Sport
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.