Arsenal, Manchester United, Newcastle e Aston Villa disputam nos bastidores a contratação de uma das maiores promessas francesas no mercado da bola europeu que antecede a temporada 2023/24.
O alvo da vez é o atacante Moussa Diaby, de 24 anos, que pertence ao Bayer Leverkusen. A informação foi divulgada por mais de um veículo europeu, como o inglês “Daily Mail” e o francês “L’Équipe”.
Diaby chamou a atenção na última temporada como um ponta canhoto e rápido com boa finalização. Ele marcou 14 gols e deu 11 assistências em 48 jogos pelo Bayer, onde é treinado pelo ex-craque espanhol Xabi Alonso. O atacante chegou ao clube em 2019 por 15 milhões de euros e, desde então, participou diretamente de pelo menos 16 gols por temporada.
🇫🇷 Mousss Diaby. A joy to watch.
This skill is called _______ 🤩@bayer04_en || #UEL pic.twitter.com/CL24Ih9jTM
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) April 3, 2023
Moussa Diaby na Bundesliga 2022/23
- 33 jogos
- 9 gols e 9 assistências – 1º do time
- 1,2 chutes certos por jogo – 1º do time
- 58 chances criadas – 1º do time
No último ano, ele ainda fez parte da campanha que chegou à semifinal da Europa League — foi eliminado pela vice, Roma — e terminou a Bundesliga em sexto lugar, o que rendeu uma vaga na próxima Liga Europa.
Moussa Diaby foi revelado pelo PSG, mas nunca teve muito espaço na estrelada equipe francesa. A única temporada na qual jogou, em 2018/19, já tinha Neymar e Mbappé como referências do ataque. Mesmo assim, Diaby teve tempo de desenvolver uma boa relação com Mbappé, que é apenas seis meses mais velho que o ex-companheiro.
O jogador do Bayer cresceu em Paris, a exemplo de Mbappé, e também tem dupla nacionalidade por conta da ascendência africana — ele de Mali e o outro de Camarões. A boa relação entre os dois ainda é visível nos jogos da seleção francesa onde estão juntos.
Arsenal lidera a disputa
O “L’Équipe” divulgou no mês passado que o Arsenal estaria liderando a competição por Diaby. Nos Gunners, o francês disputaria posição com Saka, Martinelli e Trossard, que são os principais atacantes de lado de campo.
Já o “Daily Mail” registrou mais recentemente que o Aston Villa foi o último a entrar na disputa. O time de Birmingham tem a desvantagem em relação aos outros de não disputar a próxima Champions League — treinado por Unai Emery, o Villa se classificou para a Conference League.
Além disso, o Bayer exige 50 milhões de libras (quase 60 milhões de euros) para liberar o seu atacante, o que obrigaria o Aston Villa a quebrar seu recorde de transferências. O maior valor já pago pelo clube foi 38 milhões de libras por Buendia.
Em meses anteriores, a imprensa europeia reportou que o Real Madrid e até o PSG estariam de olho em Moussa Diaby.