PSG ativa ‘cláusula mágica’ para levar discípulo de Neymar por ‘merreca’ de R$ 30 milhões

6 minutos de leitura

Apesar de ainda não ter oficializado nenhuma contratação, o PSG está ativo no mercado da bola europeu. O clube acertou a chegada do técnico Luis Enrique, está perto de anunciar seis reforços e agora deu um passo importante para assinar com uma das maiores promessas do futebol europeu que tem boa relação com Neymar.

A joia, porém, é um rosto já conhecido nos corredores do clube francês. O jornalista italiano Fabrizio Romano já havia noticiado que o PSG ativou a cláusula de recompra do meia-atacante Xavi Simons, que defende o PSV Eindhoven. O Paris comunicou aos holandeses que irão pagar a taxa de 6 milhões de euros (R$ 31 milhões) para ter o jovem de 20 anos.

No entanto, há mais uma condição para Simons voltar a vestir as cores do Paris. Segundo Romano, se Neymar e Mbappé decidirem ficar no clube, o holandês deve ser emprestado para outro time. E o RB ​​Leipzig é o favorito para ser o novo destino por empréstimo. A definição do futuro do meia-atacante acontecerá até esta terça-feira (18).

PSG Xavi Simons
Xavi Simons pelo PSV – Foto: Twitter/@PSV

Entenda a cláusula de recompensa de Xavi Simons

Existe um mecanismo no contrato que será decisivo para concretização da transferência, ainda que o empréstimo para o time alemão não aconteça. Xavi Simons tem a opção de escolher onde jogar. Isso significa que, mesmo o PSG ativando a cláusula de recompra, ele pode ficar no PSV se assim desejar. O atleta holandês tem até 31 de julho para decidir seu destino, data em que a cláusula expira.

Xavi Simons pediu um tempo para refletir sua decisão. O jogador quer ter tempo de jogo e fez algumas solicitações de garantias aos franceses nesse sentido. Futuro técnico do PSG, Luis Enrique gosta do jogador e apoia sua inclusão no elenco a partir da próxima temporada.

A história de Xavi Simons no PSG

A busca de Xavi Simons por garantias no tempo dentro de campo se dá por um ‘trauma' da primeira passagem. O holandês foi contratado pelo PSG, em 2019, ainda muito jovem, quando era um prodígio da base do Barcelona. Porém, o atleta não foi bem aproveitado no estrelado elenco do PSG e fez apenas 11 jogos com a camisa do time da Cidade Luz.

Sem espaço, Simons preferiu buscar novos ares. O PSV surgiu como destino ideal após o fim do contrato com o PSG. Ele assinou com o time de Eindhoven por cinco temporadas e logo começou a mostrar seu valor. Já na primeira temporada, Xavi se tornou um dos destaques do time e acumulou bons números vestindo a camisa vermelha e branca.

  • 48 jogos
  • 22 gols
  • 11 assistências

Apesar de ter saído gratuitamente, Xavi Simons manteve vínculo no PSG com a cláusula contratual de recompra. Agora, o gigante francês utilizou o mecanismo a seu favor para ter o jovem de volta.

‘Vejo como um pai': a relação de Xavi Simons e Neymar

Quem ficará feliz com o possível retorno de Xavi Simons será Neymar. O brasileiro mantém boa relação com o prodígio holandês desde os tempos de Barcelona, quando o atleta do PSV ainda era só uma promessa da categoria de base. Os dois chegaram a fazer ações publicitárias no clube catalão e depois reativaram a parceria no PSG.

Em 2022, Xavi Simons concedeu entrevista a “NOS” e detalhou sua relação com o camisa 10. O jovem avaliou que Neymar foi fundamental em sua carreira e que enxerga o ídolo do Santos como uma figura paterna.

— Eu vejo Neymar um pouco como meu pai. Muitas vezes ele me liga e pergunta se eu preciso de alguma coisa ou saber se preciso saber coisas. Ele também é um cara muito bom fora de campo, devo muito sobre meu sucesso atual a ele. Sei que se precisar ele estará lá —, revelou.

Porém, com a nova informação sobre o empréstimo para o RB Leipzig, é possível que os dois nem joguem juntos pelo Paris. De qualquer forma, a permanência de Neymar no PSG, já era incerta. O brasileiro tem contrato até 2027, mas está em baixa no clube francês. Xavi Simons pode ser ser um sucessor natural do meia-atacante no clube, já que tem características semelhantes, como ser destro, facilidade para o drible e qualidade na finalização.

Simons atua como ponta-esquerda, posição de origem de Neymar no futebol. Assim como o brasileiro, também consegue se movimentar em várias áreas do sistema ofensivo. O jogador do PSV faz parte da seleção holandesa e foi convocado para a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.