A janela de transferências está aberta para os clubes da Premier League. Esse é o momento em que as equipes se debruçam sobre as maiores carências do elenco que ficaram expostas na primeira parte da temporada, em busca de reposições inteligentes, baratas e efetivas.
Não é tradicionalmente um mercado em que os clubes fazem loucuras, mas que muitas movimentações históricas foram realizadas. A PL Brasil analisou o que mais falta nos planteis do Big7 da Premier League (Manchester United, Liverpool, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Newcastle) e separou os reforços mais cruciais para cada clube.
O que cada gigante da Premier League precisa?
Manchester United – atacante
A primeira metade da temporada foi desanimadora. O mais desesperado torcedor pode dizer que o clube precisa de um time novo por completo, mas isso não é possível. O Manchester United tem carências evidentes em todos os setores, mas um tem se destacado negativamente: o ataque.
O time de Ten Hag tem sofrido para colocar a bola na rede. Foram 37 gols em 28 partidas, o que totaliza uma média de 1,3 gol por jogo. Na Premier League, o United assusta e tem o terceiro pior ataque, com apenas 22 gols. Para piorar, os atacantes têm pouco protagonismo nas já baixas estatísticas ofensivas do time.
Rasmus Hojlund custou 72 milhões de libras ao time, mas até o momento tem apenas um gol na Premier League e é, empatado com McTominay, artilheiro do Manchester United na temporada, com seis tentos. O dinheiro é curto, então os Red Devils precisarão ser criativos, mas o ataque tem de ser prioridade.
Sugestões
- Eric Maxim Choupo-Moting (34 anos, Bayern de Munique) – Pode ser uma opção barata ou empréstimo. Já jogou na Premier League.
- Sammie Szmodics (28 anos, Blackburn) – Artilheiro da Championship, é uma alternativa caseira.
- Arthur Cabral (25 anos, Manchester United) – Ainda não se firmou na Luz e poderia ser emprestado após o acerto com o Santos por Marcos Leonardo.
Arthur Cabral fez a estreia de 🔴⚪!#SLBCFEA pic.twitter.com/RujcWhvOcp
— SL Benfica (@SLBenfica) August 20, 2023
Liverpool – zagueiro
Nesse momento, a defesa é o que tira o sono de Jürgen Klopp. Mas isso não acontece por um desempenho ruim dos homens da retaguarda, e sim por conta de lesões importantes que acometeram o Liverpool na primeira metade da temporada.
Na lateral-esquerda, Andrew Robertson e Kostas Tsimikas sofreram fraturas no ombro e têm sido substituídos pelo zagueiro Joe Gómez, improvisado. Joel Matip teve uma grave lesão no joelho e virou desfalque para a área central. Klopp vive uma lua de mel com seu time, mas um novo zagueiro seria a adição mais necessária para o Liverpool seguir vivo na luta pelo título da Premier League.
Sugestões
- Gonçalo Inácio (22 anos, Sporting) – Desejo antigo dos Reds, é uma das maiores promessas da posição, mas não é uma via barata.
- Maxence Lacroix (23 anos, Wolfsburg) – É o nome mais quente do momento. Oportunidade visando o momento atual e os próximos anos.
- António Silva (19 anos, Benfica) – Zagueiro muito promissor que poderia significar um investimento ousado do Liverpool.
Newcastle – goleiro
O Newcastle foi brutalmente prejudicado por lesões em dezembro. A equipe de Eddie Howe chegou a ter mais de dez desfalques em algumas partidas. Tantas baixas se refletiram dentro de campo, com a equipe eliminada de Copa da Liga Inglesa e Champions League, além da desanimadora nona posição na Premier League.
Uma das principais perdas foi a de Nick Pope. O goleiro teve um importante problema no ombro e só deve retornar a campo no fim da temporada. Martin Dubravka recebeu a confiança de Howe e é o novo titular da posição. Apesar de ter tido algumas boas atuações, não inspira total confiança e mantém aberta a necessidade do Newcastle buscar um goleiro.
Sugestões
- David De Gea (33 anos, sem clube) – Foi o nome mais quente quando Pope se lesionou. Opção prática, sem custos e de um jogador muito experiente na Premier League.
- Aaron Ramsdale (25 anos, Arsenal) – Que tal tentar um empréstimo? Perdeu a vaga de titular para Raya e não tem sido muito utilizado por Arteta.
- Bento (24 anos, Athletico-PR) – Se estiver disposto a investir, o Newcastle pode aproveitar a janela de início de ano do Brasil. Muito promissor!
Tottenham – zagueiro
Inúmeros desfalques derrubaram o Tottenham da liderança. Após um início encantador, o time de Ange Postecoglou perdeu força e agora ocupa a quinta posição, com 39 pontos. A zaga foi o setor mais afetado pelas baixas. Em diferentes oportunidades, o treinador australiano precisou escalar dois zagueiros centralizados, pela falta de opção de jogadores de origem.
O Tottenham deve contratar um zagueiro em breve. O time tem nomes bem definidos em seu relatório, mas é sempre bom ampliar as possibilidades.
Sugestões
- Radu Dragusin (21 anos, Genoa) – Está em negociações e pode pintar no Tottenham Hotspur Stadium.
- Edmond Tapsoba (24 anos, Bayer Leverkusen) – Já foi outras vezes ligado aos Spurs. Faz boa temporada no carrossel de Xabi Alonso.
Arsenal – atacante
Os Gunners precisam ser mais efetivos. Necessitam de um camisa 9 clássico. Gabriel Jesus faz boa temporada e atua como atacante centralizado, mas não tem o faro de gol que o time tanto preciso. Eddie Nketiah é a outra opção para a função, mas não convence os torcedores.
Mikel Arteta teria boa parte de seus problemas resolvidos se os atacantes aproveitassem melhor as oportunidades. De acordo com o site “Understat”, o Arsenal tem uma média de xG (gols esperados) de 40.5, mas na realidade, o time foi às redes 37 vezes. Um oportunista para o Emirates Stadium.
Sugestões
- Ivan Toney (27 anos, Brentford) – Tem sido muito especulado nos Gunners recentemente. Vive reta final de punição e pode ser um bom nome.
- Serhou Guirassy (27 anos, Stuttgart) – É uma das maiores surpresas da temporada e deve ser disputado no mercado da bola. Tem 19 gols em 16 jogos.
- Dominic Solanke (26 anos, Brentford) – Tem 12 gols na Premier League e está entre os artilheiros da competição. Vive grande momento!
Five years, to the minute, of our archer 😍
Since then he’s played 196 times for the Cherries 🔥
What’s been your favourite Solanke moment? 👇 https://t.co/4X04lquhEp pic.twitter.com/3sNfINNdyO
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) January 4, 2024
Chelsea – atacante
Homens de frente têm sido carência para muitos times da Premier League. Não é diferente para o Chelsea. O time de Mauricio Pochettino atualmente conta com Nicolas Jackson e Armando Broja para a função de centroavante, mas a dupla passa longe de ser unanimidade.
Jackson tem sete gols na Premier League, mas é o quarto jogador que mais perdeu chances claras na liga (12). Ele tem uma conversão de apenas 15.5%, de acordo com o “Sofascore”. Broja, por sua vez, tem apenas um gol marcado na temporada. O Chelsea é o décimo colocado do campeonato.
Sugestões
- Ivan Toney (27 anos, Brentford) – Além do Arsenal, é especulado no Chelsea. Possibilidade de leilão à vista.
- Lautaro Martínez (26 anos, Internazionale) – O Chelsea precisa de nomes mais experimentados, mas seria uma negociação complexa.
Manchester City – lateral-esquerdo
É difícil encontrar carências no time mais vencedor do mundo na atualidade. O Manchester City tem um elenco coeso e que atende as exigências de Guardiola. Contudo, existe uma posição no plantel do time que costuma apresentar falhas: a lateral-esquerda.
Pela forma que joga, Guardiola costuma improvisar zagueiros na função, mas Gvardiol ainda não se encontrou. Rico Lewis pode fazer a função, mas costuma atuar mais pelo meio. Atleta de origem da posição, Sergio Gómez é uma figura periférica do elenco e nunca se firmou no time.
Sugestões
- Miguel Gutiérrez (22 anos, Girona) – Pertence ao Girona, clube do Grupo City, o que poderia facilitar. Também tem sido observado por gigantes como Arsenal, Manchester United e Real Madrid. Os Merengues têm sua preferência de compra.
- Valentín Barco (19 anos, Boca Juniors) – Joia do futebol argentino e que também pode jogar mais avançado. Talentoso e versátil, do jeito que Pep Guardiola gosta.