O Porto teria interesse em contar novamente com um brasileiro que já vestiu a camisa azul e branca e hoje tem contrato com o Manchester United.
Os portistas gostariam de contratar o lateral-esquerdo Alex Telles, de 30 anos. A informação foi divulgada pelo jornal português “Record”.
Telles está fora dos planos do United
Telles entrará no último ano de contrato com o United sem a perspectiva de ser utilizado pelo treinador Erik Ten Hag. Ele já passou a temporada de 2022/23 inteira emprestado para o Sevilla, onde foi campeão da Liga Europa.
O brasileiro participou de 37 jogos do Sevilla no ano e entrou como titular na final europeia contra a Roma, vencida pelos espanhóis nos pênaltis. Mesmo assim, não impressionou o clube o bastante para contratá-lo em definitivo. Foram somente três assistências (e nenhum gol) em toda a temporada.
Recentemente, Telles ainda entrou na larga lista de dispensa do United, divulgada pelo jornal inglês “Daily Mail”, ao lado de outros 12 jogadores — com Sancho, Martial, Maguire, Van de Beek, Wan-Bissaka, Lindelof, Jones, Williams, Elanga, Bailly, Diallo e Pellistri. Segundo a imprensa, todos esses atletas são negociáveis dentro do planejamento do clube, que deve continuar sua reformulação iniciada a partir da chegada de Ten Hag.
⚽ Telles a resolver à 💣🆚 Portimonense 🐉
💪 Domingo há novo embate e podes acompanhar na @SPORTTVPortugal 🤩💪#FCPPSC #GolodoDia @AT13Oficial pic.twitter.com/fbdjAfXuOS— FC Porto (@FCPorto) March 30, 2023
Porto ainda encontra obstáculos
O Porto ainda discute se a melhor forma de negócio seria uma compra ou um empréstimo. Sem chances em Old Trafford, Telles estaria disposto a voltar para a Lisboa, mas o ótimo salário do lateral na Inglaterra é um empecilho.
Além disso, os portugueses já têm dois laterais-esquerdos com moral no elenco: Zaidu e Wendell. A dupla revezou bastante na posição na última temporada. O primeiro, nigeriano, atuou 31 vezes, enquanto o brasileiro participou de 44 jogos.
Com isso, a contratação de Telles só deve ser confirmada caso um dos dois deixe o Porto.
Alex Telles jogou no Porto de 2016 a 2020, e teve tempo de ser bicampeão português. O lateral ainda fez uma temporada extraordinária 2019/20, logo antes de ser contratado pelo United, com 13 gols e 11 assistências em 49 jogos.
No entanto, ele não se firmou na Premier League e disputou apenas 50 jogos em duas temporadas, a maioria partindo do banco de reservas, com somente um gol marcado.
O lateral foi revelado pelo Juventude, em 2011, e fez sucesso no Grêmio antes de sair para a Europa. Também vestiu as camisas de Galatasaray e Inter de Milão.
Telles foi convocado pela seleção brasileira para disputar a Copa do Mundo de 2022. Participou de dois jogos após a lesão de Alex Sandro, mas também se machucou. Em boa fase o Sevilla, ele também foi convocado pelo treinador interino Ramon Menezes para os amistosos contra Marrocos, Guiné e Senegal.