Barcelona tem ‘estratégia especial’ para tirar Neymar do PSG ‘de graça’

5 minutos de leitura

Seis anos depois de saída em uma transferência histórica no mercado da bola, Neymar pode deixar o PSG e voltar ao Barcelona. As partes mantém negociações ativas e o clube espanhol definiu alguns tópicos fundamentais para o acerto.

Interessado em deixar Paris, Neymar tem tratativas com a cúpula parisiense por uma possível saída. Na França, alguns veículos imprensa já noticiaram que o time também não conta com ele. É nesse caminho que entra o Barcelona.

De acordo com o jornalista Marcelo Bechler, da “TNT Sports”, Barcelona e a cúpula de Neymar negociam um possível retorno desde a última quarta-feira (09). A transação passou a tomar força após as notícias de que o casamento entre o craque o PSG estava por um triz ganharem publicidade.

O Barcelona tem pontos importantes que precisam ser executados para que o negócio aconteça. Os catalães atravessam uma fase financeira delicada e ainda não inscreveram Gündogan, reforço que veio do Manchester City.

A estratégia do Barcelona para ter Neymar ‘de graça’

Ainda segundo a apuração de Bechler, o time do Camp Nou já definiu os caminhos que precisam ser percorridos para o ex-Santos voltar a vestir a camisa da equipe.

  • Rescisão contratual entre Neymar e PSG. A forma que o Barça tem de recontratar o brasileiro é através de uma transação sem custos. O clube catalão entende que o Paris pode se interessar em rescindir com o meia-atacante por dois motivos. Um deles seria se livrar do salário astronômico que o atleta recebe. O outro é o fato de Ney não se encaixar no novo perfil de jogadores buscado pelos franceses no projeto esportivo liderado por Luis Enrique.
  • ‘Fórmula Marcos Alonso’. Se a rescisão for feita, o Barcelona irá partir para as negociações pessoais com Neymar. A estratégia dos culés é que o jogador assine um contrato inicial de apenas um ano com condições financeiras mais modestas. Ao fim desse vínculo, as partes renovariam e o craque passaria a receber mais dinheiro. O clube entende que terá melhor condições econômicas a partir de 2024.
  • Sinal verde de Xavi. O treinador catalão não se mostrou muito empolgado no primeiro momento da negociação, mas já vê a possibilidade com bons olhos. Para o comandante, receber um jogador da qualidade de Neymar por valores considerados baixos seria um grande acréscimo técnico para a equipe. Eles jogaram juntos no Barça em 2014 e 2015.

O Barcelona só irá avançar concretamente com uma proposta pelo astro caso ele rescinda oficialmente seu vínculo com o PSG. O atual campeão espanhol teme sofrer sanções da Fifa.

Barcelona e PSG chegam a acordo por Neymar
Neymar pode voltar ao Barcelona – Foto: Icon Sport

Neymar fora do PSG?

Durante a entrevista coletiva desta sexta-feira (11), o técnico Luis Enrique comentou sobre a situação de Neymar, mas preferiu não se aprofundar no tema. O treinador avaliou que melhor do que falar é mostrar o futuro do jogador através das atitudes que irá tomar na montagem do time.

— Tenho como norma manter privadas as conversas que tenho com os jogadores. Eu não vou expor o que falei com eles ou o que eles disseram, não creio que seja profissional, prefiro manter em segredo. Claro que minhas palavras dizem algo, mas meus atos dirão mais. As decisões que eu tomar claramente vão definir qual é minha ideia —, destacou.

O brasileiro defendeu as cores do clube blaugrana entre 2014 e 2017. Foi lá que ele viveu o melhor momento de sua carreira, venceu a Champions League e indicado como terceiro melhor jogador do mundo, seu melhor resultado de sempre. O atleta optou por deixar o clube com a missão de ser o protagonista do PSG, que pagou 222 milhões de euros por sua contratação. Entretanto, a passagem pelo Parque dos Príncipes é conturbada e marcada por frustrações, altos e baixos.

Neymar pelo Barcelona

  • 186 jogos
  • 105 gols
  • 75 assistências
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.