Newcastle monitora Marcos Leonardo há 2 anos e pode aproveitar brecha para tirá-lo do Santos

5 minutos de leitura

Marcos Leonardo, destaque do Santos no Campeonato Brasileiro, tem sido ligado a diversos clubes da Premier League nos últimos meses. O Newcastle é um dos clubes que estão de olho no jogador e o acompanha há mais de dois anos.

O Newcastle voltou a demonstrar interesse na contratação da joia santista e deu início às conversas com o clube brasileiro, segundo informado pelo “UOL” e confirmado pela PL Brasil.

As negociações entre Newcastle e Santos

O clube inglês fez consultas sobre a situação de Marcos Leonardo no mercado – o Newcastle entrou em contato com o Santos para entender quais seriam as negociações que o Peixe aceitaria para o negócio.

No entanto, apesar das consultas, ainda não houve proposta formal, segundo ouviu a PL Brasil. As conversas entre clubes foi em tom “informal”, ainda em estágios iniciais.

O alvinegro praiano, inclusive, já respondeu as condições que espera para firmar negócio e, no momento, aguarda um retorno dos ingleses para que as negociações possam avançar. Todo o contato foi feito diretamente com o clube brasileiro, sem empresários.

Interesse do Newcastle é antigo e clube pode aproveitar ‘oportunidade’

A reportagem apurou que uma “brecha” pode ser crucial para o negócio: a obrigação de venda que o Santos firmou com o centroavante. O Newcastle tem conhecimento desse acordo.

Mais do que um interesse recente, o Newcastle monitora Marcos Leonardo há bastante tempo: a PL Brasil ouviu que o jogador brasileiro está no radar dos ingleses desde 2021.

Foi justamente em 2021, em novembro, que os Magpies foram comprados pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita. Na época, a equipe ainda brigava na segunda parte da tabela.

A situação mudou para ambos os lados: o Santos vinha de uma final de Libertadores em 2021, mas atualmente luta para não cair no Brasileirão. O Newcastle, por sua vez, é um dos clubes mais ricos da Premier League.

A situação de Marcos Leonardo

Segundo a “Trivela” informou em setembro, o clube paulista assinou uma obrigação de venda que fará com que Marcos Leonardo deixe a equipe na próxima janela de transferências.

Isso ocorreu depois do jogador ter recebido sondagens da Europa, incluindo da Premier League, e uma proposta da Roma, que foi recusada pela direção santista. O camisa 9 queria sair, mas foi impedido.

Marcos Leonardo Santos Premier League
Foto: Adriano Fontes/CBF

Para que o atacante de 20 anos seguisse na equipe até o fim da temporada, o Santos precisou aumentar o salário do jogador e assinar esse acordo para vendê-lo. Essa era uma cláusula que já poderia ser ativada anteriormente, mas que só ocorreu recentemente, dado o impasse envolvendo a Roma.

Na cláusula, segundo a Trivela, o Santos teria de aumentar o salário de Marcos Leonardo caso o Peixe rejeitasse uma oferta superior a 12 milhões de euros, o que ocorreu.

Segundo a informação do “UOL”, o clube brasileiro almeja arrecadar entre 20 e 25 milhões de euros com a venda do seu atacante para o futebol europeu.

Bruno Lima
Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Passou por "A Tribuna" e também escreve pela Trivela.