Mercado: brasileiro esnoba gigantes da Europa e anuncia contrato de longa duração com o Newcastle

4 minutos de leitura

Destino selado. Após meses de incerteza, em meio a lesões e especulações no mercado, o Newcastle anunciou nesta quinta-feira (11) a renovação do contrato do brasileiro Joelinton, de 27 anos.

A duração do novo vínculo não foi revelada pelo Newcastle, mas, segundo imprensa inglesa, as partes acordaram uma extensão até julho de 2028, quando o jogador terá 31 anos.

O antigo vínculo do meio-campista se encerrava em julho de 2025 – ou seja, Joelinton estava prestes a entrar em seu último ano de contrato. Isso colocava o brasileiro em meio a uma série de especulações.

Lesões impactaram temporada de Joelinton

O camisa 7 dos Magpies conviveu com lesões musculares ao longo da temporada. A última delas, após a vitória contra o Sunderland por 3 a 0 na Copa da Inglaterra, foi mais grave que o previsto inicialmente e exigiu procedimento cirúrgico – Joelinton está fora dos gramados desde então.

Com a recuperação prevista para quatro meses a partir da operação, é improvável que o brasileiro volte a atuar nesta temporada.

Alvo fácil no mercado

Desta forma, lesionado e a pouco mais de um ano do fim do contrato, Joelinton se tornou um alvo “fácil” no mercado. Com Newcastle se equilibrando na corda do fair play financeiro, uma venda do brasileiro na próxima janela não seria uma surpresa, uma vez que o jogador poderia sair de graça em 15 meses. O treinador Eddie Howe chegou a admitir essa possibilidade.

Clubes como Bayern de Munique e PSG chegaram a ser ligados ao jogador.

Joelinton se declara ao Newcastle

— Adoro jogar pelo clube. Adoro o clube, adoro os torcedores. Tivemos muitas momentos e sempre quis estar aqui. Estou feliz por continuar e espero ter sucesso nos próximos anos — disse Joelinton.

— Foi aqui que eu cheguei à Seleção brasileira, foi muito importante pra mim. Newcastle é sempre um clube grande, joga a Premier League, a melhor liga do mundo. Também chegamos à Champions League. Espero atingir muito mais coisas aqui — completou.

O técnico Eddie Howe também celebrou a renovação contratual do brasileiro:

— Esta tem sido uma grande prioridade para nós fora de campo e estou absolutamente encantado por Joelinton ter comprometido seu futuro com o clube. Joey é um jogador e uma pessoa excepcional, e o amor que ele tem pelo clube é retribuído por todos nós aqui. Ele traz qualidades únicas ao grupo e sem dúvida nos fortalece.

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador da PL Brasil. Aqui, minha missão e organizar o time para que nossos craques da reportagem possam matar no peito e sair jogando. Cobri futebol internacional, carioca e esportes olímpicos pelo Lance! e fui editor de conteúdo do Esporte do Grupo Globo - lá fiz parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.