Com Éderson na lista, Newcastle procura ‘novo Joelinton’ para janeiro, mas tem estratégia desafiadora

5 minutos de leitura

O brasileiro Joelinton foi um pilar do Newcastle na última temporada, mas tem vivido um 2023/24 infeliz. Várias lesões musculares o tiraram de combate e o encaminharam para a cirurgia para tratar de um problema na virilha. Isso faz com que o clube inglês trate o meio-campo como prioridade ainda para o mercado da bola de janeiro, mas a situação é complexa.

De acordo com o “The Athletic”, o Newcastle sabe que precisa reforçar o meio-campo para o fim da temporada. Apesar disso, não há certeza que o clube poderá avançar no mercado por conta das amarras do Fair Play Financeiro. Mesmo controlado pelo rico Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita, a equipe precisa se adequar às regras para evitar punições.

Por isso, os Magpies pensam em uma saída para contratar o desejado volante vigoroso à la Joelinton: empréstimo com opção de compra na temporada seguinte. Isso pode afastar os possíveis clubes vendedores, mas é o caminho mais viável para o alvinegro.

4 volantes na lista do Newcastle

Kalvin Phillips – Manchester City

O “The Athletic” listou alguns nomes que vêm sendo observado pelo clube para a posição. Um deles é o de Phillips, o que não é novidade para ninguém. Contudo, o Newcastle não irá pagar um alto valor pelo empréstimo do inglês, como deseja o Manchester City, que já pediu 7 milhões de libras pela cessão do atleta.

Além disso, há o temor da comissão técnica que Phillips demore um tempo considerável para atingir o auge físico. Na atual temporada, ele jogou apenas dez vezes.

Kalvin Phillips em aquecimento com o Manchester City (Foto: Icon Sport)

Amadou Onana – Everton

O belga é admirado pela maioria dos grandes clubes da Premier League. Com o Newcastle, não é diferente. O time do Nordeste o observa há longo tempo, mas sabe que uma negociação seria complexa e, provavelmente, cara. Ele tem 22 anos e é o principal ativo do elenco dos Toffees.

Onana pelo Everton (Foto: Icon Sport)

Phillip Billing – Bournemouth

Uma opção caseira e já experimentada na Premier League anima o Newcastle. Esse é o caso de Billing, que foi contratado para o Bournemouth, em 2019, justamente pelo técnico Eddie Howe. O dinamarquês tem 27 anos e é um dos destaques da boa campanha dos Cherries na temporada, com dois gols e quatro assistências.

Éderson – Atalanta

No Brasil, Éderson jogou por Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza. Aos poucos, vem ganhando prestígio na Europa e é muito bem quisto no St. James' Park. Na segunda semana de janeiro, a PL Brasil apurou que o Newcastle estava interessado no volante, enquanto a Atalanta desejava receber entre 50 e 60 milhões de euros ($ 267 a 320 milhões, na cotação atual) pelo atleta.

Apesar de gostar muito do brasileiro, o Newcastle teme que Éderson não se adapte imediatamente à Premier League. Dessa maneira, o time poderia tentá-lo novamente na janela do início de 2024/25.

Éderson é um dos destaques da Atalanta (ITA) na temporada (Foto: IconSports)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.