Newcastle tem disputa por Éderson e ex-Corinthians pode virar 3ª maior contratação da história do clube

6 minutos de leitura

Eliminado na fase de grupos da Champions League e com desempenho abaixo das expectativas na Premier League, o Newcastle se movimenta por um brasileiro nesta janela de transferências de janeiro.

Conforme apurou a PL Brasil, os Magpies têm interesse concreto em Éderson, de 24 anos, destaque da Atalanta na temporada. Em contato constante com clube italiano e staff do jogador, o Newcastle, inclusive, enviará representantes para assistir in loco ao brasileiro na próxima segunda-feira, quando a equipe de Bérgamo recebe o Frosinone, às 16h45 (de Brasília), no Gewiss Stadium.

Manchester United observa

Correndo por fora está o Manchester United, que abordou tanto a Atalanta, quanto o staff do atleta para buscar informações sobre Éderson. Os contatos ainda ocorrem, mas os Red Devils parecem menos predispostos a formalizar o interesse pelo brasileiro.

Ex-Cruzeiro, Fortaleza e Corinthians, Éderson é o nome preferido do Newcastle para o setor de meio-campo, enfraquecido após a suspensão de Sandro Tonali e a grave lesão no tendão de Aquiles de Joe Willock.

Interesse do Newcastle é antigo

A reportagem apurou que o Newcastle monitora Éderson desde os tempos de Fortaleza. Em janeiro de 2022, pouco após a aquisição do clube pelo fundo da Arábia Saudita, os Magpies fizeram uma consulta pela então promessa brasileiro.

No entanto, inseguros pela pouca idade e pelo caráter de aposta que rondaria sul-mato-grossense, os ingleses preferiram ir atrás de Bruno Guimarães para ser a estrela do meio-campo e do projeto dos Gordies.

A intenção é, agora, é promover uma parceria entre os dois brasileiros. Mas para isso, o Newcastle terá de abrir o bolso.

Atalanta pede alta quantia por Éderson

A reportagem apurou que a Atalanta, clube reconhecido pelas duras negociações, pedirá entre 50 e 60 milhões de euros ($ 267 a 320 milhões, na cotação atual). A título de comparação, a equipe de Bérgamo conseguiu mais de € 70 milhões do Manchester United por Rasmus Hojlund, atacante que teve apenas uma temporada na Itália.

O valor pedido pela Atalanta faria de Éderson a terceira maior contratação da história do Newcastle.

NomeTemp.ClubeValor* (€)
Alexander Isak22/23Real Sociedad (ESP)70 milhões
Sandro Tonali23/24Milan (ITA)64 milhões
Éderson**Atalanta (ITA)50 a 60 milhões
Anthony Gordon22/23Everton46 milhões
*valores estimados / **projeção

A PL Brasil ainda ouviu que as aspirações da Atalanta na temporada devem dificultar ainda mais a negociação para o Newcastle. O clube Nerazzurri está na semifinal da Copa da Itália após eliminar o Milan nesta quarta-feira (10) – partida em que Éderson, inclusive, foi eleito o melhor em campo por diversos jornais da Itália apesar dos dois gols de Koopmeiners da vitória por 2 a 1.

A Atalanta ainda figura em sexto lugar no Campeonato Italiano e disputa uma das quatro vagas à Champions League.

Éderson contra o Milan

  • Passes: 29/38 (76%)
  • Passes decisivos: 1
  • Chutes no gol: 1
  • Duelos vencidos: 11/17(4º em campo)
  • Faltas recebidas: 4 (2º em campo)
  • Interceptações: 3 (2º em campo)
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-01-11-as-11.35.20_31534944
“Leão é um mestre, Musah é uma bagunça. Ederson domina, Holm sem medo”, destaca o jornal La Reppublica (Foto: Reprodução)]
milan atalanta ederson jornais

“Ederson tem Duracell (em referência à pilha durável)”, escreveu o OACalcio, e “Ederson e Koopmeiners formidáveis”, intitulou o Prima Bergamo, que escolheu foto com o brasileiro para ilustrar a partida (Fotos: reprodução)

Também influencia na resistência da Atalanta em vender Éderson o gosto do treinador Gian Piero Gasperini pelo brasileiro. Em todo o elenco, incluindo goleiros e defensores, o ex-Corinthians tem a maior minutagem do elenco Nerazurri na temporada.

Ele ainda se destaca em índices defensivos e referentes a passes.

Éderson pela Atalanta na temporada

image-2
  • Partidas jogadas: 26 (1º)
  • Minutos jogados: 2129 (2º)
  • Gols marcados: 5 (3º)
  • Assistências: 1

*entre jogadores com no mínimo 10 jogos disputados / Informações: Sofascore

Inter de Milão fez proposta na última janela; Barcelona sondou

A PL Brasil ainda apurou que a Inter de Milão teve uma proposta por Éderson recusada na janela do meio do ano, durante o verão europeu. Na oportunidade, o clube tentou um acerto por empréstimo com obrigação de compra ao final da temporada por 45 milhões de euros – oferta recusada pela Atalanta.

O Barcelona também buscou informações sobre o brasileiro na janela passada. Deco, atual executivo de futebol do clube catalão, é um admirador do jogador e levou o nome de Éderson a Xavi Hernández. Porém, o treinador, na oportunidade, afirmou preferir o nome de Mikel Merino, meio-campista da Real Sociedad e da seleção espanhola.

Com o clube em más condições financeiras, nenhum dos dois jogador foi contratado.

*Colaborou Guilherme Ramos

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador da PL Brasil. Aqui, minha missão e organizar o time para que nossos craques da reportagem possam matar no peito e sair jogando. Cobri futebol internacional, carioca e esportes olímpicos pelo Lance! e fui editor de conteúdo do Esporte do Grupo Globo - lá fiz parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.