O Cruzeiro quer aproveitar a alta temperatura do mercado da bola para fechar a contratação de Matheus Pereira, do Al-Hilal. O meia brasileiro hoje joga na Arábia Saudita, mas já se destacou na Premier League e teve a chance de alçar voos maiores no futebol europeu.
A torcida do Cruzeiro está empolgada com o possível reforço. Não é para menos. Matheus Pereira deu demonstrações de qualidade no velho continente e pode colaborar com os mineiros de diferentes formas. A PL Brasil te mostra o desempenho do alvo azul no futebol inglês.
Algoz de gigantes: como foi Matheus Pereira na Premier League?
Mineiro de Belo Horizonte, o jogador é cruzeirense, conforme disse publicamente em diversas oportunidades, mas nunca atuou por um time brasileiro. Sua carreira começou no Sporting, em Portugal, onde jogou por algumas temporadas e foi emprestado para Chaves e Nuremberg. Os bons desempenhos nas cessões o colocaram na Terra da Rei.
Matheus Pereira chegou ao West Bromwich em 2019/20, também emprestado pelo West Browmich. A equipe ainda frequentava a segunda divisão inglesa – Championship – e sonhava com um retorno à Premier League. O acesso veio após uma longa da temporada, com a equipe na segunda posição.
O sucesso do time passou diretamente por Matheus Pereira. O brasileiro foi o terceiro jogador que mais entrou em campo pela equipe no campeonato (42 jogos), o terceiro maior artilheiro (oito gols) e ainda contribuiu com 17 assistências. Com tamanha importância, o West Bromwich abriu a carteira e decidiu pagar 9,5 milhões ao Sporting pelo jogador.
Na Premier League, Matheus Pereira não sentiu a mudança de patamar e foi ainda mais importante para o West Brom. A equipe acabou rebaixada, mas o atleta teve grande desempenho individual e foi o artilheiro do time na temporada.
Matheus Pereira na Premier League 2020/21
- 33 jogos
- 11 gols
- 6 assistências
O alvo do Cruzeiro foi um pesadelo para alguns gigantes ingleses do ‘Big Six’. Ele marcou gols contra Arsenal, Everton e deu assistência diante do Liverpool. No entanto, sua maior atuação foi na histórica vitória por 5 a 2 contra o Chelsea. Matheus Pereira calou Stamford Bridge com dois gols e duas assistências.
O meia poderia ter dado um passo maior na Premier League, já que recebeu sondagens de Leicester, Aston Villa e West Ham, mas preferiu ir para a Arábia Saudita em busca de independência financeira – tão falada entre atletas profissionais. O Al-Hilal pagou 18 milhões de euros para tirá-lo do West Bromwich.
Como joga Matheus Pereira, provável novo reforço do Cruzeiro?
Canhoto de 1,75m, Matheus Pereira tem drible, criatividade, passe apurado, boa finalização e bola parada como principais características. É um autêntico “camisa 10”, mas não se limita a ficar na área central do campo e busca se movimentar pelos lados do campo, principalmente pela direita.
No West Bromwich, o jogador atuava principalmente como meia-armador atrás do centroavante, mas pode se adaptar a outros cenários.
O jogador não emplacou pelo Al-Hilal como o esperado e esteve emprestado ao Al-Wahda dos Emirados Árabes na última temporada, onde foi bastante utilizado também como armador caindo pela direita.
Adeus, Vital? Como Pereira pode se encaixar no Cruzeiro?
Atualmente, a Raposa atua preferencialmente em um 4-3-3. Neste esquema, Matheus Pereira entraria na vaga de Matheus Vital, atual meia-ofensivo de Pepa. Porém, o ex-Corinthians faz grande temporada e não deve ser sacado pelo treinador português, o que abre a possibilidade Pereira ser escalado como ponta-direita.
Ele entraria na vaga do criticado Wesley. Por um lado, o Cruzeiro perderia amplitude, profundidade e velocidade, mas ganharia poder de fogo, drible e criatividade.
Fato é que Matheus Pereira pode ser um grande reforço para a Raposa caso esteja em suas plenas condições físicas. O jogador traz consigo um currículo importante e a lembrança da volta de quem um dia já deu show nos gramados da Premier League.