Palmeiras aceitou proposta do Manchester United por Gabriel Menino na última janela

7 minutos de leitura

Por Guilherme Ramos, Diego Iwata Lima e João Vítor Castanheira

Tão heroica como tardia, a vitória de virada do Manchester United sobre o Brentford, última partida antes desta Data Fifa, não foi o suficiente para amenizar o clima pesado no Manchester United. Os problemas no clube inglês se acumulam desde a última janela de transferências: as novelas envolvendo David De Gea e Mason Mount, a dificuldade para contratar um centroavante, as acusações sobre Antony e a péssima relação entre Erik Ten Hag e Jadon Sancho. Todas essas questões afetaram uma negociação dos Red Devils com o Palmeiras em meados de agosto. 

A PL Brasil apurou que, na reta final do período de negociações do verão europeu, o Manchester United oficializou uma proposta de 8 milhões de libras (cerca de R$50 milhões na cotação atual) pelo versátil Gabriel Menino, meio-campista e defensor de 23 anos do Palmeiras. A oferta, inclusive, chegou a ser aceita por Leila Pereira, presidente do clube brasileiro. O clube alviverde demonstra predisposição a negociar o atleta, que não tem vivido seus melhores dias. Uma série de fatores no lado inglês, porém, resultaram na derrocada do negócio.

Os fatores para a derrocada da negociação entre United e Palmeiras

A reportagem ouviu que os bastidores tumultuados do Manchester United atrapalharam a conclusão da transferência. Erik Ten Hag, entusiasta da chegada de um jogador com as características de Gabriel Menino (para quem o treinador tinha planos que vão ser destrinchados a seguir), passou a apagar um incêndio atrás do outro. 

1. Renovação de De Gea e busca por um goleiro

A começar pelo caso do goleiro David De Gea. O clube amarrou as negociações com o goleiro espanhol e, mais de uma vez, faltou com palavra durante o processo de renovação. O jogador, por fim, recusou a última proposta do United, que em conjunto com Ten Hag, iniciou a busca por um novo camisa 1. Andre Onana foi o escolhido.

2. Busca por centroavante e polêmicas com Antony e Sancho

No mercado, o clube, àquela altura, ainda enfrentava a árdua busca por um camisa 9. Ao mesmo tempo, notícias envolvendo denúncias contra o brasileiro Antony ganhavam o noticiário. Enquanto isso, ainda que o assunto viesse a público somente em setembro, Erik Ten Hag já enfrentava problemas internos relacionados a Jadon Sancho.

3. Lesão de Luke Shaw

No fim de agosto, o Manchester United também foi surpreendido pela lesão do lateral-esquerdo Luke Shaw e, então, precisou administrar mais uma frente no mercado: a busca por um substituto para o defensor inglês. O espanhol Sergio Reguilón, ex-Tottenham, acabou contratado.

Todos esses fatores fizeram com que o negócio de Gabriel Menino ficasse de lado no momento decisivo da janela de transferências e acabasse sem conclusão.

Manchester United e Gabriel Menino: faz sentido?

Soa estranho pensar que o Manchester United, equipe que, apesar da má fase, disputa a atual edição da Champions League e faz parte da elite do futebol mundial, estaria interessado Gabriel Menino, atualmente bastante contestado no Palmeiras – especialmente após as eliminações do clube de Copa do Brasil e Libertadores.

Muito bem recomendado pelo departamento de análise do clube inglês, porém, Gabriel Menino era visto como o elemento perfeito para o plano de jogo que Ten Hag pretendia implementar no decorrer da temporada. A ideia era que o time passasse a jogar com laterais por dentro, como meio-campistas na base da jogada, e liberassem a faixa lateral para os pontas incisivos e de boas características de um contra, como Rashford, Antony e Garnacho, por exemplo.

O inglês Aaron Wan-Bissaka e o português Diogo Dalot, nomes da lateral direita do Manchester United, não reúnem essas características. Assim, a ideia era ter Gabriel Menino, meio-campista de origem, como opção de um lateral-direito construtor.

O negócio acabou não acontecendo para a decepção da direção palmeirense, que tinha grande interesse na venda, e da comissão técnica de Ten Hag, que não conseguiu botar os planos em prática. Quase dois meses depois, Gabriel Menino vive um clima ruim com a torcida alviverde, que pede exatamente aquilo que ficou perto de acontecer em agosto: a venda do jogador. 

Em publicação da última sexta-feira (6) Palmeiras que parabeniza o Gabriel Menino pelos 23 anos recém-completados, o jogador recebeu uma série de críticas.

O Manchester United pode voltar atrás do jogador do Palmeiras em janeiro?

A janela de transferências para a Inglaterra e grande parte da Europa volta a abrir em 1º de janeiro. O Manchester United, portanto, poderia voltar à carga sobre Gabriel Menino. O segundo semestre do jogador, porém, vem minando a admiração dos Red Devils pelo atleta. A fase não é das melhores e o jogador tem acumulado minutos no bancos de reserva.

Segundo apurou a PL Brasil, a reta final de ano de Gabriel Menino precisa ser não menos do que excepcional para reavivar o interesse dos ingleses no jovem brasileiro pensando na janela do inverno europeu.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]