‘Filho da globalização’: quem é o goleiro japonês que está perto do Manchester United?

2 minutos de leitura

Em meio às negociações por André Onana e pela renovação de De Gea no mercado da bola, o Manchester United ousou e está perto de contratar um goleiro japonês. As negociações estão avançadas e o jogador pode se tornar a venda mais cara da J-League se tratando de um jogador do país.

Aos 20 anos, Zion Suzuki está próximo de se tornar o novo goleiro do Manchester United, segundo informações divulgadas pelo jornal “Sponichi”. Os Red Devils observam o promissor arqueiro há algum tempo e finalmente realizaram uma oferta formal por sua contratação, em torno de 5,8 milhões de euros (R$ 31 milhões).

As tratativas caminham bem e só devem fracassar caso surja um fato novo na jogada. O valor oferecido pelo Manchester United é suficiente para fazer com que Suzuki quebre o recorde de Kyogo Furuhashi como jogador japonês mais caro da história da J-League. O dono da atual marca custou 5,4 milhões de euros do Celtic, em 2021/22, junto ao Vissel Kobe.

Zion Suzuki, símbolo de globalização

Suzuki é filho de mãe japonesa e pai ganês, e nasceu nos Estados Unidos, em 2002. Ele se formou como jogador nas categorias de base do Urawa Reds, clube que defende até os dias atuais. O jovem não é titular do time, mas vem ganhando espaço e já aparece como dono da posição nos jogos de copa. Ele foi titular em cinco jogos do torneio esse ano e sofreu apenas três gols.

O alvo do Manchester United acumula convocação para as seleções japonesas de base. Ele já esteve em competições como Mundial Sub-19, Mundial Sub-20 e Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com 1,90 e 91k, Suzuki chama a atenção pelo físico poderoso. O goleiro é imponente, tem a explosão como característica e também é dotado de uma reposição de bola com as mãos invejável, por conta de seu físico. No entanto, sua grande inspiração é Ederson, do rival Manchester City. O japonês admira o jogo com os pés do brasileiro e se espelha nisso.

Zion Suzuki Japão United
Zion Suzuki pelo Japão – Foto: Icon Sport

Posição de goleiro é “problema” para o Manchester United

David De Gea foi o dono da camisa 1 durante os últimos 12 anos, mas não deve seguir na equipe. Seu contrato se encerrou e o Manchester United só deseja renovar a partir de uma redução salarial drástica. Times da Arábia Saudita desejam o espanhol, cada vez mais longe do Old Trafford.

A contratação de Zion Suzuki pode ser uma sinalização de que o Manchester United irá abandonar De Gea de vez, já que o espanhol é tido como possível reserva em 2023/24.

A prioridade de Erik Ten Hag para a posição é André Onana. Os Red Devils aumentaram a oferta para 50 milhões de euros (R$ 267 milhões). O valor ainda não é o ideal para a Inter de Milão, mas já é encarado como um avanço. As partes seguem conversando e um avanço pode acontecer em breve.

O time de Old Trafford ainda conta com Tom Heaton e Dean Henderson como opções para a meta.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.