O Manchester City segue se movimentando no mercado da bola europeu. O time definiu mais uma negociação e liberou uma de suas principais promessas para o West Ham. A venda evidencia o pouco espaço que os jovens têm no time comandado por Pep Guardiola
Carlos Borges, promessa portuguesa de 19 anos, foi negociado pelo Manchester City ao West Ham. De acordo com informações do jornalista Fabrizio Romano, o time da capital inglesa irá pagar cerca de 14 milhões de libras (R$ 86 milhões) ao atual campeão europeu pelo jovem jogador.
Ciente do potencial de Borges, o Manchester City irá inserir uma cláusula de recompra no contrato. O clube fez o mesmo movimento quando negociou Roméo Lavia com o Southampton, na última temporada. O volante hoje é desejado pelos rivais Liverpool e Arsenal.
O clube entende que o atleta dificilmente teria oportunidades na equipe de Guardiola no momento. Por isso, a venda com cláusula de recompra é a melhor alternativa, já que o time ainda pode lucrar com a negociação caso o jogador não confirme as expectativas em torno de seu potencial.
Carlos Borges will absolutely light up the Premier League. 🇵🇹 pic.twitter.com/RpRvMsGEOq
— Ryan (@bernardooooV3) July 20, 2023
Quem é Carlos Borges?
Nascido em Sinta, Portugal, o novo reforço do West Ham começou sua trajetória no time de sua cidade, mas depois rumou para o Sporting, conhecido por ter uma das melhores categorias de base do mundo. Ele defende as cores dos Citizens desde 2015 e é considerado um dos jogadores mais valiosos do clube.
Carlos Borges passou por todas as categorias de base da seleção portuguesa e fez parte do vice-campeonato do país na Eurocopa Sub-19, no último dia 16.
O atleta nunca foi emprestado e terá sua primeira oportunidade no futebol profissional. O ponta fez grande temporada na Premier League 2, torneio destinado aos jogadores sub-21 das equipes ingleses que não estão nos times principais.
Na última temporada, Borges teve campanha impactante e foi campeão e artilheiro da Premier League 2, com 22 gols marcados em 24 partidas disputadas. Ele ainda deu 11 assistências. O jogador é um dos grandes vencedores nas categorias de base inglesa dos últimos anos, com seis troféus.
Ele é ambidestro e atua preferencialmente pela ponta-esquerda do campo. Carlos Borges é o primeiro reforço do West Ham para a temporada.
Carlos Borges👀⚒️ #WHUFCpic.twitter.com/EYYvsg7whm
— COYIrons (@COYIronscom) July 20, 2023
Manchester City e a cultura de liberar jovens promissores
Pep Guardiola prefere trabalhar com um grupo reduzido e sem tantos jogadores. Por isso, os jogadores da base perdem espaço e recebem poucas oportunidades, com exceções em partidas das copas diante de adversários menores. Desde a última temporada, já foram 11 jogadores com menos de 23 anos vendidos pelo Manchester City.
- Pedro Porro (Sporting)
- Ko Itakura (Borussia Monchengladbach)
- Arijanet Muric (Burnley)
- Darko Gyabi (Leeds)
- Roméo Lavia (Southampton)
- Gavin Bazunu (Southampton)
- Juan Larios (Southampton)
- Samuel Edozie (Southampton)
- Shea Charles (Southampton)
- James Trafford (Burnley)
Anteriormente, jogadores como Jadon Sancho, Felix Nmecha, Lukas Nmecha, Kieran Trippier, Angeliño e Brahim Díaz já haviam deixado o clube em busca de mais oportunidades em outros times.