O Manchester City fechou a sua primeira contratação para a temporada 2023/24. O clube conseguiu uma rara oportunidade no mercado da bola e irá tirar um atleta de um rival direto na Premier League por um valor acessível.
Após semanas de uma negociação relativamente tranquila, Mateo Kovacic acertou todos os detalhes com o Manchester City e será jogador do clube a partir da próxima temporada. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, os Citizens chegaram a um acordo com o Chelsea, clube do croata, e finalizaram as tratativas, já que os termos pessoais já haviam sido alinhados.
O repórter informou que o Manchester City irá pagar uma taxa fixa de aproximadamente 25 milhões de euros (R$ 152 milhões) para ter Kovacic, de 29 anos, além de 5 milhões de libras em metas. Para os padrões europeus, onde o mercado tem se inflacionado cada vez mais, o valor não é considerado alto.
Agora, exames médicos e pequenos últimos detalhes separam o anúncio oficial de Kovacic no City. O jogador estava decidido a se juntar ao time de Pep Guardiola e havia aceitado a proposta há duas semanas.
O Chelsea não fez jogo duro para liberar o meio-campista pois enxergava que seu ciclo no Stamford Bridge havia terminado. Além disso, os Blues precisam vender jogadores, gerar receita e aliviar a folha salarial, após gastos exacerbados nas últimas janelas.
Como Kovacic pode ser útil ao Manchester City?
A contratação de Kovacic é uma forma que os Sky Blues encontraram para se prevenir das possíveis saídas de Ilkay Gündogan e Bernardo Silva, cobiçados no mercado. Enquanto o alemão tem contrato chegando ao fim, ainda não acertou renovação e recebe sondagens do Barcelona, o português já manifestou sua intenção de deixar a Inglaterra e é tido como a prioridade do PSG na janela.
O croata do Chelsea chega para ser mais uma peça no setor de campo que é prioridade para Guardiola. Kovacic oferece ao treinador espanhol características como o passe refinado, controle de jogo e criatividade em jogadas de ataque. Destro, o volante pode cair como uma luva no estilo de jogo propositivo e de manutenção de posse imposto pelos atuais campeões do treble.
A carreira de Kovacic
Mateo Kovacic seguiu os passos dos principais jogadores croatas de todos os tempos e foi revelado pelo Dinamo de Zagreb. Não demorou muito para chamar a atenção dos maiores times da Europa. Em 2013, acertou com a Inter de Milão e chegou a vestir a camisa 10 do gigante italiano. Após pouco mais de dois anos, encerrou seu ciclo na Terra da Bota e fechou com o Real Madrid, onde venceu títulos e entrou em campo com frequência. Seu auge, porém, foi no Chelsea, durante as últimas cinco temporadas.
- 491 jogos
- 24 gols
- 45 assistências
- 18 títulos