Uma das principais novelas no mercado da bola europeu acabou. O Manchester City finalmente conseguiu chegar a um acordo para contratar seu principal alvo na janela de transferências. O atleta vinha sendo observado por Pep Guardiola há mais de seis meses, mas sofria resistência na liberação de seu clube.
Em meio a diversas possíveis saídas, o Manchester City fechou a sonhada contratação do zagueiro Josko Gvardiol, do RB Leipzig. A negociação com os alemães vinha se arrastando há alguns meses e tinha o valor cobrado pelos donos do jogador como principal obstáculo.
Reforço do City, Gvardiol é zagueiro mais caro da história
Depois de muitas tratativas, os Citizens conseguiram entrar em um consenso com o Leipizg pela taxa a ser paga no croata de 21 anos. Os valores ainda não foram divulgados, mas, segundo o jornalista Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, o Manchester City pagou 90 milhões de euros (R$ 484 milhões) e Gvardiol se torne o zagueiro mais caro da história.
O defensor já foi submetido passou por exames médicos, assinou um contrato de cinco anos e foi assinado pelo Manchester City.
Welcome, Josko! 🙌 pic.twitter.com/h5twzhVNy1
— Manchester City (@ManCity) August 5, 2023
O zagueiro já havia se acertado pessoalmente com o Manchester City em junho. No dia 18 de julho, representantes do atleta se reuniram com membros do clube inglês e do Leipzig para tratar da negociação. As tratativas haviam avançado consideravelmente após o encontro.
Como Gvardiol pode cair como uma luva no esquema de Guardiola?
Gvardiol foi revelado pelo Dinamo Zagreb e defendeu o time por algumas temporadas. Ele acertou com o RB Leipzig em 2021/22 e na Alemanha se desenvolveu a ponto de se tornar um dos zagueiros mais promissores da Europa.
Na Copa do Mundo de 2022, Gvardiol “se revelou” para o mundo ao protagonizar uma participação praticamente impecável no torneio. O jovem foi um pilar defensivo no bronze da Croácia,
Gvardiol na Copa do Mundo 2022
- 7 jogos
- 1 gol
- 11 interceptações (2º no torneio)
- 37 cortes (1º no torneio)
- 9 desarmes (39º no torneio)
Gvardiol é canhoto e dono de um ótimo passe, além de ser dono de um estilo de jogo intenso e ativo na marcação. Na última temporada, Pep Guardiola chegou a usar quatro zagueiros no mesmo jogo, a fim de dar mais consistência defensiva e liberar o setor da frente.
Nesse sentido, o croata pode se tornar o reforço perfeito para o treinador espanhol. Afinal, oferece as valências defensivas primordiais mas também é dotado de um repertório ofensivo importante no início da criação de jogadas do time azul.
Além de Gvardiol, o Manchester City já contratou Mateo Kovacic (Chelsea) para a próxima temporada.