O Liverpool tem um novo camisa 8: Dominik Szoboszlai, ex-RB Leipzig, é o novo reforço dos Reds. A contratação do húngaro foi oficializada neste domingo (02). Após Alexis MacAllister, este é o segundo reforço do time inglês pensando na próxima temporada.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o negócio pelo meio-campista destaque da última Bundesliga girou em torno de 60 milhões de libras (R$ 367 milhões).
O ânimo e a dedicação do clube pelo reforço não foram em vão. O Liverpool tem motivos importantes que embasam o investimento volumo em Dominik Szoboszlai.
Reformulação no elenco e um nome para a “geração”
O fracasso em resultados na temporada fizeram o Liverpool ligar o sinal de alerta para a necessidade em dar uma nova cara ao time. Saídas como as de James Milner, Roberto Firmino, Oxlade-Chamberlain e Naby Keita foram definidas com a intenção de liberar espaço para peças novas que possam assumir o protagonismo no grupo.
A compra de Szoboszlai se encaixa no novo momento vivido pelos Reds, já que se trata de um jovem jogador com potencial de crescimento e possível pilar da equipe pelos próximos anos.
O húngaro tem somente 22 anos e joga como meia-ofensivo, podendo atuar em diversas áreas do sistema ofensivo e do meio-campo. O jogador tem capacidade para e tornar um titular do Liverpool por muitos anos, repetindo histórias como as de Henderson, Salah e Fabinho.
FUCK IT, here’s a szoboszlai comp
Enjoy 👌 pic.twitter.com/yFWcKfnGcW
— LFC_Hakpo (@LFCHakpo) June 28, 2023
Mais um produto da “escola alemã”
Desde que Jürgen Klopp, o perfil de contratações é quase sempre o mesmo: jogadores jovens, intensos, versáteis e com alto potencial. Há um adendo que precisa ser feito. Muitos deles vieram do futebol alemão, assim como o treinador. Na “era Klopp”, o Liverpool contratou 32 jogadores e oito (25%) deles estavam na Bundesliga antes de desembarcarem no Anfield, além de Minamino, que era do RB Salzburg, da Áustria.
- Loris Karius (Mainz)
- Ragnar Klavan (Augsburg)
- Alexander Manninger (Augsburg)
- Joel Matip (Schalke 04)
- Naby Keita (RB Leipzig)
- Thiago Alcântara (Bayern)
- Ibrahima Konaté (RB Leipzig)
Szoboszlai cumpre todos os “pré-requisitos” desejados pelo clube. Ele, porém, oferece outras características adicionais que fazem o negócio valer ainda mais à pena, como boa bola parada, extinto goleador e facilidade em servir os companheiros.
Liverpool com meio-campo carente
“Pulmão” do time de Klopp, o meio-campo foi um dos motivos para o Liverpool não ter se classificado para a Champions League na última temporada. Nomes consolidados como Fabinho e Thiago não repetiram as grandes de atuações de outras temporadas e contratações como Arthur Melo e Fábio Carvalho não emplacaram.
Por isso, a posição tem sido a prioridade de Klopp no mercado. Além das inúmeras saídas e da compra de Mac Allister, o Liverpool quer mais jogadores para a área, e Szoboszlai pode ser tudo que o treinador precisa. O húngaro atualmente joga como armador pela direita ao lado de Dani Olmo no Leipzig, mas na seleção de seu país, costuma cair pela esquerda.
O jovem pode atuar também como segundo volante ou armador centralizado. A versatilidade é um uma característica muito buscada pelo Liverpool no mercado, já que o clube costuma trabalhar com elencos curtos. Szoboszlai é um exemplar de “todocampista”.
Próximos jogos do Liverpool
- Karlsruher (Alemanha) – 19/07
- Furth (Alemanha) – 24/07